_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Saúde: Governo do ES e Afecc lançam campanha Outubro Rosa

02/10/2015


O Governo do Estado do Espírito Santo e a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), vinculada ao Hospital Santa Rita de Cássia, lançaram oficialmente, no início da noite de ontem, a campanha Outubro Rosa 2015. Durante todo este mês, a sede administrativa do Poder Executivo estadual ficará iluminada com a cor rosa em apoio à campanha, que visa alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e da realização de exames de rotina, que facilitam o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Além do governador Paulo Hartung e de sua mulher, Cristina Gomes, participaram da solenidade deputados estaduais e secretários de Estado. A abertura contou também com a presença do Coral da Afecc. O médico Paulo Batistuta abriu o evento com a palestra “Fazer o Bem faz Bem”. Ele explicou que fazer o bem é uma forma altruísta de agir, contrário ao egoísmo. Segundo o médico, o corpo humano responde positivamente se faz o bem. Ele revelou, por exemplo, que a prática do voluntariado ajuda a reduzir a mortalidade causada pelo câncer e mostrou que essa prática é fundamental.

Durante a solenidade, a psicanalista Cristina Gomes ressaltou que cada indivíduo possui características e particularidades próprias e que datas simbólicas são importantes para aproximar as pessoas diante o debate de temas individuais, porém de impactos coletivos. “O Outubro Rosa nos lembra e encoraja para a vida e as diversidades do mundo”, comentou.

Já o governador do Estado, Paulo Hartung, ressaltou a necessidade da sociedade apoiar e incentivar hábitos de prevenção e cuidado com a saúde. “Entre nesta causa. Essa é a mensagem que deixo com esse belo trabalho voluntário que tem como objetivo salvar vidas. Convoco os homens para que atuem juntos neste trabalho de conscientização e prevenção. Enquanto governador, tenho que dizer da minha admiração e orgulho pela Afecc e pelo Hospital Santa Rita por este belíssimo trabalho. Parabéns para vocês, estou muito feliz por ser parceiro e fazer parte deste projeto”, disse Hartung.

Telma Dias Ayres, presidente da Afecc, lembrou que o Outubro Rosa é um movimento mundial. “A intenção básica é chamar a atenção da mulher para o problema do câncer de mama. É um desafio e uma responsabilidade grande. Nosso trabalho é incansável. Temos sempre que buscar a conscientização da população”. Telma Ayres lembrou ainda que quando mais cedo se descobre o câncer, mais chance de curá-lo. Também afirmou que a campanha tem uma responsabilidade e um empenho muito grandes de envolver os homens no movimento de prevenção.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, disse que o Outubro Rosa tem tudo a ver com a política de saúde pública que vem sendo colocada em prática pelo Governo do Estado por meio da Sesa. “Estamos falando de prevenção. E saúde é prevenção. Quero dizer aos que estão à frente da Afecc que solidariedade e prevenção são essenciais quando se fala de saúde pública”.

A programação da campanha Outubro Rosa inclui também palestras, atividades esportivas e eventos beneficentes promovidos pela Afecc, alguns deles em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). 

 

FOTO: Thiago Guimarães / Secom - ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)