_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Projeto “Tocar” estimula contato de alunos com a música

30/09/2015


A Escola Estadual Maringá, localizada na Serra, desenvolveu o projeto “Tocar”, que ensina aos estudantes a tocarem instrumentos musicais. As aulas acontecem aos sábados pela manhã e são realizadas por professores voluntários de violão, violino e teclado. O objetivo é motivar e envolver os alunos, contribuindo para o crescimento cultural.

O projeto surgiu da iniciativa de Joelmo Costa e Filipe Thompsom. Eles são ex-alunos da escola, ex-moradores de Maringá e professores de uma escola particular em Vitória. Os dois sentiram o desejo de proporcionar aos alunos da antiga escola o acesso à inicialização musical.

Conforme Filipe Thompsom, a criação do projeto foi no intuito de começar uma corrente do bem que levasse a música como inclusão social, além de querer ajudar o bairro. “Os estudantes se demonstram envolvidos. A nossa principal expectativa é proporcionar um cardápio cultural diferente aos alunos”, disse.

Os instrumentos foram doados pelos próprios professores idealizadores do projeto e permanecem na escola com livre acesso a todos. Além das aulas, os alunos participam de eventos musicais, como orquestras.

O projeto não tem fins lucrativo, ou seja, todos os professores são voluntários. A professora de violino, Márcia Souza, contou como é participar dessa experiência. “Ser professora voluntária é fazer algo por amor. Não queremos receber nada em troca, só a gratidão de ver os alunos com vontade de aprender”, disse.

Segundo Márcia, “por ser um instrumento clássico, poucas pessoas têm acesso ao violino. É necessário usar uma metodologia que quebre essa barreira psicológica, de que é difícil tocar. É possível mostrar aos estudantes que mesmo sendo complexo tocar o instrumento, eles têm a capacidade de conseguir”, afirmou.

A professora de teclado, Marinetti, afirmou que é importante para o desenvolvimento geral do aluno aprender a tocar um instrumento. “É muito bom para a socialização, pois aumenta a autoestima. Aprender algo novo mostra que você é capaz de conseguir atingir um objetivo”, explica.

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)