Produtores rurais e representantes da floricultura e de cooperativas agrícolas vão participar da oficina do Pedeag 3 que vai discutir os desafios e as oportunidades do setor para os próximos 15 anos. O encontro acontece hoje, a partir das 13h30, no auditório do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, no Centro da cidade. Durante a oficina, os participantes poderão acompanhar um panorama do setor no Estado e apresentar sugestões e contribuições para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva.
Na oficina também são aplicados questionários técnicos que servirão de base para o planejamento de ações voltadas para o desenvolvimento do setor.
Do atrativo turístico à rentabilidade, da geração de emprego e renda às políticas de sustentabilidade. Esses e outros assuntos estarão no foco das discussões. O cultivo de flores para venda aumentou no Espírito Santo nos últimos anos. O setor está presente em 17 municípios e já movimenta mais de R$10 milhões por ano, gerando aproximadamente 8 mil empregos.
O PROGRAMA - O Pedeag 3 é principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Até novembro serão realizadas 52 oficinas de trabalho sobre as principais cadeias produtivas do agronegócio capixaba, que servirão de base para a formulação de um plano de ação para os próximos 15 anos. As oficinas também estão discutindo temas transversais, como capital humano, tecnologia e capacidade de inovação, organização da produção, logística e comercialização, dentre outros.
O primeiro Pedeag foi elaborado em 2003, a partir de uma iniciativa pioneira na história recente da agricultura capixaba. Logo o Pedeag se transformou na principal ferramenta de planejamento do setor agrícola do Estado. Em 2008, a Secretaria de Estado da Agricultura elaborou o Novo Pedeag, mantendo as linhas e diretrizes da primeira versão, mas aprofundando a visão estratégica por culturas e regiões capixabas. O Pedeag 3 irá reunir os avanços obtidos nas duas versões anteriores do Plano, com uma abordagem centrada na inovação, no empreendedorismo e na sustentabilidade.
SITE DO PEDEAG - Além de participar dos debates presenciais nas mais de 50 oficinas de trabalho do Pedeag 3 produtores rurais e representantes das diversas cadeias produtivas do agronegócio capixaba têm à disposição mais uma ferramenta interativa: o site do Pedeag 3: www.pedeag.es.gov.br, que permite, entre outras funções, o envio de sugestões e contribuições para o desenvolvimento dos principais arranjos produtivos da agropecuária do Estado.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Seag
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)