O crédito para investimento no setor de rochas ornamentais está em alta no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes). Empresas do setor e interessados terão atendimento exclusivo durante a Cachoeiro Stone Fair 2015. O banco do desenvolvimento capixaba está presente na Feira, que vai até a sexta-feira (28), no estande do Governo do Espírito Santo.
Entre as soluções de crédito que o banco oferece, estão financiamentos para produtos e serviços. O Bandes apoia a implantação, a expansão, a modernização e o desenvolvimento tecnológico das empresas, incluindo a aquisição de equipamentos importados. Os financiamentos podem chegar a R$ 15 milhões, com prazos de até dez anos para pagamentos, incluindo carência de até quatro anos, dependendo das linhas de crédito contratadas.
Para outros limites de crédito, o empreendedor também pode contar com recursos da Finep/Inovacred. Essa solução disponibiliza recursos que podem ser aplicados em projetos de inovação, como introdução de novos produtos no setor, e também no aperfeiçoamento dos já existentes, visando ampliar a competitividade das empresas no âmbito regional e nacional.
“Além de ser um parceiro histórico da Feira, o Bandes é parceiro do setor de rochas ornamentais, uma vez que estamos trabalhando para intensificar a presença internacional dos diversos segmentos econômicos do Estado. Estamos falando de um setor consolidado, que tem importância destacada. O Espírito Santo tornou-se um grande cluster de rochas ornamentais nos últimos vinte anos: sexto maior produtor e oitavo maior exportador de pedras do mundo, e a Cachoeiro Stone Fair tem uma grande parcela de contribuição para isso”, destacou o diretor-presidente do Bandes, Luiz Paulo Vellozo Lucas.
Para o diretor de Crédito e Fomento, Everaldo Colodetti, a Feira é uma oportunidade de fortalecer o arranjo produtivo local. “O banco é parceiro do arranjo produtivo do segmento de rochas ornamentais, um dos mais importantes do Estado, e estamos trabalhando com prioridade para fortalecer a competitividade do setor, tanto no mercado nacional, quanto no que se refere à capacidade de exportação dessas empresas”.
Prioridade - O Bandes lançou recentemente suas políticas operacionais 2015-2018, em que o incentivo ao setor de rochas ornamentais é uma das prioridades de atuação, por meio de programas especiais de crédito. Entre as formas de fomento ao setor estão o apoio à expansão e à modernização do parque produtivo, à aquisição de máquinas e equipamentos de última geração, como teares multifios, ferramentas diamantadas e politrizes; a empresas do setor para a produção e exportação de grandes projetos acabados; além do apoio aos projetos de eficiência energética e utilização de fontes renováveis.
“O trabalho para o desenvolvimento é em rede, é um trabalho de todos nós, e o Bandes quer ser um facilitador desse processo, um articulador entre as prefeituras, as entidades privadas, os órgãos de Governo”, destaca Luiz Paulo. “Estamos agindo com firmeza e motivação para enfrentarmos essa agenda de crise, estimulando o investimento e a atividade produtiva, combatendo o negativismo e formulando projetos. A intenção é atrair agentes econômicos dentro e fora do Estado para as oportunidades e prioridades que surgem nessa conjuntura”, frisou.
SERVIÇO
Cachoeiro Stone Fair 2015
- Data: até sexta-feira (28)
- Horário: 13h às 20h
- Local: Parque de Exposição Carlos Caiado Barbosa
- Endereço: Rodovia Cachoeiro x Muqui, Km 01 - Cachoeiro de Itapemirim
- Inscrições: www.cachoeirostonefair.com.br
- Informações sobre linhas de financiamento: Bandes Atende: 0800 283 4202 ou www.bandes.com.br
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)