O momento de crise e as oportunidades que podem surgir nesse contexto foram tema de uma mesa de diálogos, realizada na tarde de ontem pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Contando com a participação de mais de 400 pessoas na plateia, o debate marcou o lançamento de três ações da Escola de Governo que visam melhorar, ainda mais, a capacitação dos servidores estaduais e municipais.
A oportunidade contou com a participação de Mauro Quintanilha, que é fundador e presidente do Instituto Espaço Sitiê, no Rio de Janeiro. Mauro é um dos responsáveis por transformar uma área de descarte de lixo em um espaço sustentável, reconhecido internacionalmente. O profissional falou de como é possível encontrar situações favoráveis mesmo em momentos críticos.
“A necessidade faz com que nós descubramos coisas que antes não pensávamos em fazer. É semelhante ao problema do lixo, que a gente conseguiu transformar em solução. E a criatividade, somada à necessidade, é tudo. Eu acho que partindo da criatividade a gente descobre respostas, porque ela não requer muito dinheiro, basta você criar”, disse.
A mesa também foi composta pelo diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Luiz Paulo Vellozo Lucas, que trouxe sua experiência na administração pública para o evento. “Eu vejo com muita alegria esse novo momento da Esesp. A mobilização e a capacitação do servidor público para enfrentar os desafios do mundo moderno são componentes essenciais para promover o nosso progresso e desenvolvimento”, declarou.
Todo o debate foi mediado pelo subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu. Além disso, o momento também contou com a participação da secretária de Gestão e Recursos Humanos, Dayse Maria Oslegher Lemos; do vice-governador do Espírito Santo, César Colnago; de diretores, subsecretários e representantes de institutos do Estado; do diretor da Emescam, Flávio Kataoca; além de representantes de diversos municípios da Grande Vitória e do interior do Estado.
Solenidade - A diretora presidente da Esesp, Dângela Volkers, abriu a solenidade apresentando aos participantes as três novidades: o novo portfólio de cursos, a plataforma de Educação a Distância e o programa ‘Competências Gerenciais do Século XXI’. As ações marcam o posicionamento da Escola de trazer conteúdos que dialoguem com a atualidade e com as necessidades das secretarias e demais órgãos.
“Esse momento de lançamento é muito importante para a Esesp porque mostra o novo caminho da Escola de Governo. Nós pensamos que vale a pena estar trabalhando para o serviço público porque isso tem retorno para a sociedade. E o nosso objetivo é esse, de fazer com que o servidor adquira novos conhecimentos, novas habilidades e novas atitudes, para que o cidadão tenha um serviço de melhor qualidade”, disse Dângela.
A secretária da Seger, Dayse Lemos, destacou a importância destes lançamentos para garantir um serviço cada vez melhor à população. “Na Seger, temos perseguido essa qualidade do serviço público porque compreendemos que a estrutura do Estado precisa ser permanente. E ela só vai ser na medida em que tivermos servidores conscientes do seu papel e desempenho, com mais capacitações e uma profissionalização cada vez maior”, comentou Dayse.
Essas características também foram ressaltadas pelo vice-governador César Colnago, já que as iniciativas da Esesp foram pensadas de forma alinhada às diretrizes do Governo Estadual. “Em um cenário de desafios, a Esesp vem inovando cada vez mais e o lançamento de novas ações é resultado desse comprometimento. Estamos encarando esse novo tempo da Esesp com a oferta de importantes e significativos produtos, que irão contribuir para a formação de grandes líderes. É uma contribuição marcante do nosso Governo, para deixar um legado de transformações, promovendo uma revolução na qualidade de vida das pessoas”, disse Colnago.
Início do EaD - O lançamento da plataforma de Educação a Distância (EaD) foi realizado junto ao anúncio do início das inscrições para esta modalidade de ensino. O procedimento ocorre da mesma maneira que os cursos presenciais oferecidos pela instituição. Inicialmente serão ofertadas duas formações: ‘Ética, Cultura e Mudança Organizacional’ e ‘Gerenciamento de Contratos na Administração Pública’.
Além disso, o momento marcou o primeiro encontro dos cursistas que integram as duas turmas pioneiras do programa “competências Gerenciais do Século XXI’, outra novidade lançada pela Esesp durante esta tarde. A mesa de diálogos compôs o primeiro módulo do programa, que também vai abordar assuntos como Transparência, Liderança e Comunicação e Gerenciamento de Conflitos.
Na ocasião, foi apresentado o novo portfólio de cursos, que já começa a valer a partir de setembro. O desenvolvimento do material foi acordado em reuniões realizadas ao longo do ano com diversas secretarias e com os docentes.
FOTO: Divulgação / Esesp
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)