Em sua décima edição o projeto Biblioteca Viva, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), recebe a partir desta quinta-feira (20) a exposição “A Beira”, do fotógrafo Rogério Caldeira. A entrada é gratuita e as obras permanecerão expostas até o dia 11 de setembro.
As imagens retratam a Grande Vitória pelo olhar sensível do artista, que costuma utilizar um smartphone para produzir os registros durante seus passeios de bicicleta.
“Fotografo na rotina de trabalho, quando vou passear, a beleza dos objetos, as ruas, as paisagens, os ipês e as pessoas que também compõem as cenas que os olhos percebem. Fotografo o que me toca, se desejar paro, volto o caminho, troco de caminho para fotografar a cena”, afirma.
O ARTISTA - Rogério Caldeira é fotógrafo e professor de Educação Física que, com os olhos atentos, faz um registro fotográfico rotineiro e prazeroso, um hábito do dia a dia, que realiza desde aproximadamente 10 anos de idade.
Em 2007 realizou a exposição “Brincadeiras de Quintal” no CMEI Darcy Vargas, em Santo Antônio, Vitória, com registros de crianças, suas brincadeiras e brinquedos. E, agora em 2015, a exposição “Nós”, na Emparede Galeria de Arte, em Santo Antônio, retratando cenas do seu cotidiano e o da cidade.
Convidado em 2015 pelo Instituto Jones dos Santos Neves, dentro do projeto Biblioteca Viva, apresenta a exposição “A Beira”, fazendo alusão a cenas, imagens e objetos da ilha de Vitória e à provocação com o sentido das palavras e das imagens.
SERVIÇO
Exposição “A Beira”, de Rogério Caldeira
- Data: de segunda a sexta-feira, de 20 de agosto a 11 de setembro.
- Horários: pela manhã, entre 09 e 12 horas e à tarde, das 14h às 17h30.
- Local: Biblioteca do IJSN, na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2.524, 1º Andar, bairro Jesus de Nazareth, em Vitória/ES.
FOTO: Rogério Caldeira
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)