As medidas implementadas pelo Governo do Estado para combater a violência contra a mulher foram apresentadas pelo vice-governador, César Colnago, durante o III Encontro Estadual da Lei Maria da Penha, realizado na última sexta-feira (14), em Vitória.
O evento foi promovido pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e do Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Nevid), e o Instituto Maria da Penha (IMP).
Em maio deste ano, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social lançou uma campanha contra a violência doméstica, que teve início em maio no rádio, TV e redes sociais (confira aqui). E ainda os projetos “Visitas Tranquilizadoras” e “Homem que é Homem”.
Colnago defendeu a implantação de políticas de prevenção à violência como uma das medidas para ajudar a enfrentar o problema, que atinge famílias de todas as classes sociais.
“É preciso ter políticas de prevenção que ajudem a debater esse problema tão difícil. A violência doméstica, diversas vezes, acontece entre aqueles que convivem no dia a dia. E essa agressão, em muitos casos, é cultural, transmitida de geração em geração. O Estado tem um papel importante, mas a participação da sociedade é fundamental. É preciso denunciar e parabenizo todas as organizações da sociedade que lutam contra a violência”, afirmou.
Visitas Tranquilizadoras - As “Visitas Tranquilizadoras às Mulheres Vítimas de Violência” são um desdobramento da atuação do Patrulha da Comunidade, onde uma viatura dedicada a um bairro faz visitas aleatórias às mulheres que fizeram registros de violência doméstica em algum Distrito Policial Especializado. Os policiais militares perguntam à vítima se o agressor tem mantido contato e se cometeu novos atos violentos.
Homem que é Homem - O projeto “Homem que é Homem” é a ação da Polícia Civil com o objetivo de acompanhar os homens agressores que foram denunciados nos Distritos Policiais de Atendimento à Mulher. Estes companheiros participam de encontros organizados por uma equipe psicossocial da Polícia Civil, em um primeiro momento, por meio de intimação judicial mas, depois, a permanência é voluntária. Em cada reunião são apresentados conceitos para uma cultura de respeito e não-violência.
O evento também contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, André Garcia, dentre outras autoridades.
FOTO: Divulgação / Vice-Governadoria
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)