_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Ufes promove trote solidário para aumentar estoque de sangue do Hemoes

16/04/2014


Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) promove, nesta quarta-feira (16), trote solidário para captar doadores de sangue e cadastrar possíveis doadores de medula óssea. A ação será realizada no campus de São Mateus e inclui a comunidade do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). A equipe da coleta externa do Hemocentro da Sesa permanecerá no campus, das 08 às 16 horas, à disposição da comunidade acadêmica e até de moradores locais que quiserem participar da ação.

 DOAÇÃO DE SANGUE - Para doar sangue é preciso ter de 16 a 69 anos de idade, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem ser voluntárias após avaliação e autorização médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.
 
MEDULA ÓSSEA - Além de doar sangue, o voluntário poderá se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea (Redome). Para isso, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 5 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.

A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Por causa desta dificuldade, é organizado o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), cuja função é cadastrar pessoas dispostas a doar. 

Quando um paciente necessita de transplante e não possui um doador na família, esse cadastro é consultado. Se for encontrado um doador compatível, o voluntário então é chamado para exames complementares e para realizar a doação.

A medula óssea é um tecido líquido que fica na parte interna dos ossos, responsável pela produção de células sanguíneas. Quem sofre de doenças como leucemia pode precisar do transplante do tecido. 
 
AGENDA EXTERNA - As coletas externas contribuem para aumentar os estoques do banco de sangue do Hemoes – responsável por abastecer 51 serviços, entre hospitais e agências transfusionais de todo o Estado – e facilita a captação de voluntários, já que o ônibus adaptado para o serviço está disponível para ir a qualquer município, principalmente em locais onde não há postos de coleta.

Essas campanhas são realizadas durante todo o ano e podem ser agendadas por instituições de ensino e bancárias, empresas, igrejas e entidades que queiram participar. Os telefones de contato para informações são: (27) 3636-7900/3636-7920/3636-7921. Já as marcações de visita devem ser solicitadas por meio do endereço eletrônico: (hemoes.coletaexterna@saude.es.gov.br). 

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Sesa

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)