Em um cenário de desafios, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) vem inovando cada vez mais. Como resultado desse comprometimento com o servidor, a instituição de ensino se prepara para apresentar três novas ações à sociedade. No dia 26 de agosto, a Escola de Governo realiza o lançamento da plataforma de Educação a Distância (EaD), do novo portfólio de cursos e do programa ‘Competências Gerenciais do Século XXI’.
O evento ocorrerá no Vitória Grand Hall (auditório da Emescam), em Vitória, a partir das 14 horas. Na oportunidade, será realizada uma mesa de diálogos com o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Luiz Paulo Vellozo Lucas, e Mauro Quintanilha, fundador e presidente do Instituto Espaço Sitiê, no Rio de Janeiro. A mediação dessa conversa ficará sob a responsabilidade do subsecretário de Estado de Direitos Humanos, Júlio Pompeu.
Com o tema ‘Da crise à oportunidade’, os debatedores vão falar de suas experiências como gestores, mostrando que é possível promover transformações por meio da motivação, do bom gerenciamento de pessoas e da boa condução de processos.
Os servidores interessados em participar desse eventojá podem fazer a inscrição. No caso dos servidores estaduais, a solicitação pode ser realizada por meio de seu RH. Já os municipais precisam preencher a ficha de inscrição no site da Esesp e enviá-la por fax para o telefone 3636-6721.
COMPETÊNCIAS GERENCIAIS - O Programa Competências Gerenciais do Século XXI foi pensando com base no ambiente atual, que exige lideranças transformadoras, inovadores e criativas. A ideia é trazer para discussão temas e conhecimentos fundamentais para esses profissionais.
O programa conta com uma agenda de cursos específica, pensada com base na análise das orientações estratégicas do Estado e das produções acadêmicas referentes às competências gerenciais. Entre os assuntos abordados está, por exemplo, uma discussão sobre a função de coach, transparência, sustentabilidade, entre outros.
O programa será iniciado com uma turma piloto, formada por gestores convidados da Esesp. Após esse primeiro momento, os gestores que atendem o perfil determinado poderão solicitar a participação.
NOVO PORTFÓLIO - A Escola também vai lançar o novo portfólio de cursos, que vai substituir a matriz atualmente utilizada. O desenvolvimento do material foi acordado em reuniões realizadas ao longo do ano com diversas secretarias e com os docentes. A previsão é que essas formações sejam disponibilizadas a partir de setembro.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - A plataforma de Educação a Distância (EaD) será a terceira ação lançada pela Escola de Governo. Desenvolvido pela Esesp em parceria com o Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest), o ambiente virtual vai permitir a ampliação do número de servidores capacitados.
A ideia é que o sistema de EaD possa atender de forma democrática aos profissionais interessados. Para isso, a plataforma poderá ser acessada também em dispositivos como tablets e celulares. Inicialmente, dois cursos serão abertos: ‘Ética, Cultura e Mudança Organizacional’ e ‘Gerenciamento de Contratos na Administração Pública’. A partir do lançamento, a oferta será iniciada.
SERVIÇO
Lançamento das ações da Escola de Serviço do Espírito Santo (Esesp)
- Data: 26 de agosto de 2015
- Horário: credenciamento a partir das 13h30. Abertura oficial às 14 horas.
- Local: Vitória Grand Hall (Auditório da Emescam), Rua Dr. João Carlos de Souza, Santa Luíza, Vitória.
- Inscrições: Servidores estaduais - solicitação de participação por meio de seu RH. Servidores municipais – preenchimento da ficha de inscrição no site da Esesp e envio, via fax, para o telefone 3636-6721
FOTO: Divulgação / Esesp
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)