_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Ministro anuncia retomada de obras no Complexo Portuário

10/08/2015


Na última sexta-feira (07), o ministro da Secretaria Especial de Portos, Edinho Araújo, anunciou a retomada das obras de dragagem (retirada de sedimentos) e derrocagem (retirada de pedras e rochas) do canal de acesso ao Complexo Portuário que envolve os municípios de Vitória e Vila Velha. O anúncio foi feito no Palácio Anchieta, em Vitória, após o ministro participar de reunião com o governador Paulo Hartung.

Com as obras de expansão, o canal de acesso, a bacia de evolução e os berços de atracação de navios irão de aproximadamente 9,8 para 14 metros de profundidade. De acordo com informações da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), ainda é necessário retirar 115 mil metros cúbicos de pedras do fundo do mar, e já foi feita a detonação de mais de 100 mil, estando agora no final dos trabalhos de derrocagem. As obras começaram em maio de 2012.

“Essa é uma obra estruturante e essencial para chegada e saída dos navios que cada vez mais transportam uma quantidade maior de cargas. Esse complexo portuário é importante para o Estado e para o país. As retomadas das obras já estão autorizadas com previsão de término no primeiro semestre de 2016 e investimentos da ordem de R$ 128 milhões”, anunciou o ministro Edinho Araújo.

Com a dragagem e a derrocagem, o complexo poderá receber navios de até 244 metros de comprimento, largura de 32,3 m e calado de 12,04 m, que são considerados navios médios, muito usados no transporte de grãos e contêineres. O navio-tipo do Porto de Vitória está dentro do patamar de capacidade aproximada de 3.500 TEUs (contêiner) ou 70.000 DWT (granel sólido).

“É um anúncio muito importante para o nosso Estado. O nosso Complexo Portuário sofre pela atual situação da sua infraestrutura. Uma vez que esta obra seja retomada e o seu calendário seja com a conclusão no ano que vem, isso permite aos nossos portos passarem a receber cerca de 70% dos navios que cruzam a costa marítima brasileira. Isso significa maior movimentação de cargas, mais empregos, mais serviços nas áreas de transportadoras, armazenadores e operadores portuários, enfim, envolvimento de toda uma cadeia produtiva que perdeu muita força no Espírito Santo pelas mudanças ocorridas no Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap)”, destacou o governador.

Hartung ressaltou ainda que o avanço da infraestrutura abrirá uma janela de oportunidades dando mais competitividade e atratividade ao Complexo Portuário.

POLIGONAL BARRA DO RIACHO - Durante coletiva à imprensa, o governador Paulo Hartung fez questão de ressaltar uma medida recém-anunciada pelo Ministério dos Portos que foi a mudança da poligonal do Complexo Portuário de Barra do Riacho, localizado na Região Litorânea Norte, no município de Aracruz. A mudança vai permitir a ampliação da movimentação de cargas no Espírito Santo e ainda oferecer um desenvolvimento econômico da região.

“Foi um pleito nosso junto com a bancada e felizmente foi atendido pelo Ministério e pela Presidência da República que vai impactar positivamente na nossa infraestrutura nos próximos anos. Pelas características da estrutura na região, nos permite pensar uma plataforma logística moderna. É por isso que tenho empolgação com o resultado desta decisão”, justificou o governador.

TERMINAIS DE CARGA NO SUL - Paulo Hartung comentou ainda que durante reunião com o ministro, foi informado que o Ministério dos Portos autorizou a construção de Terminais Portuários de uso Privado na Região Sul do Estado. “É uma região que precisamos dinamizar a economia. São dois terminais, sendo um da Edison Chouest e outro da Itaoca Offshore. Estamos vivenciando um período desafiador em nosso país, e para o nosso Estado estas medidas anunciadas são de muita valia e importantes para que o Espírito Santo avance e ajude o Brasil a crescer, gerando renda e oportunidades”, avaliou o governador.

SAIBA MAIS

>> Canal Portuário em números
- Canal de Acesso
Comprimento: 7.500 m
Largura Máxima: 215 m
Largura Mínima: 75 m
Maré Média: 1,04 m
Calado Máximo: 10,5 m
Navio: Tipo Panamax

- Bacia de Evolução
Raio: 150 m
Calado: 10,50 m

 

FOTO: Fred Loureiro / Secom - ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)