As intervenções para a ampliação da avenida Leitão da Silva, em Vitória, estão sendo realizadas em diferentes frentes de trabalho, e organizadas de forma a impactar o mínimo possível a rotina de quem passa pelo local, garantindo a fluidez do trânsito. O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) está executando um cronograma de obras que incluem, por exemplo, a nova pavimentação da via, a implantação de galerias pluviais e a reconstrução de calçadas.
O trabalho precisa ser desenvolvido por etapas, por conta do intenso fluxo de veículos e pedestres na região. As equipes do DER-ES concluíram a nova pavimentação do trecho que se estende da entrada do bairro Gurigica à altura da avenida Rio Branco, sentido César Hilal. Nessa região, as equipes estão executando as obras do canteiro central e da calçada.
Um outro trecho de pista já liberado para veículos é o que se estende da rua Arnaldo Magalhães à entrada de Gurigica, também sentido César Hilal. No sentido Maruípe, as equipes do DER-ES estão realizando a pavimentação do trecho que se estende da rua Arnaldo Magalhães à rua Frederico Lagassa, após a implantação de galerias no local. O assentamento dessas galerias também prossegue no sentido Maruípe.
Toda a nova infraestrutura de macrodrenagem possibilitará um escoamento mais eficaz das águas das chuvas, minimizando um problema histórico de inundações no local. Em determinados pontos, a capacidade de drenagem será cinco vezes maior. Em termos de galerias, serão implantadas de simples a quíntuplas.
O sistema de macrodrenagem contará, ainda, com uma grande galeria (de 70m de comprimento por 18m de largura), que permitirá a ligação do Sistema Maruípe com a Estação Cândido Portinari.
O Departamento de Estradas de Rodagem também elaborou e executou um plano de reforço da sinalização, para o período de obras na Leitão da Silva. Foi implantada uma nova sinalização noturna, além de ter sido dobrado o número de placas e reforçada a sinalização horizontal. Tudo isso para garantir a segurança de motoristas e pedestres.
FOTO: Assessoria de Comunicação / DER-ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)