_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Secretaria da Cultura lança editais

29/07/2015


A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou ontem os Editais 2015. São 24 editais, totalizando investimento de R$ 8 milhões. As inscrições devem ser feitas a partir desta quinta-feira (30), exceto para os Editais 001/2015, que já foi iniciado, e 024/2015.

Com os editais, a Secult possibilita que o cidadão capixaba realize projetos culturais de interesse público e de forte impacto social, estimulando a inovação, a experimentação, novas proposições e abordagens criativas de questões culturais contemporâneas. Os editais foram debatidos com a classe artística capixaba. A Secretaria ouviu os seus anseios e está lançando os documentos com as suas contribuições. Os projetos vão continuar sendo avaliados por uma comissão julgadora de forma idônea e transparente.

Os Editais 2015 serão viabilizados com recursos do Fundo Estadual de Cultura (Funcultura).

CONTEMPLADOS - Desde quando os editais foram criados, em 2009, inúmeros projetos foram executados com os recursos. O produtor cultural Paulo Sena, por exemplo, teve três projetos contemplados nos editais: os curta-metragens ‘Embaraçadas’, que foi finalizado com os recursos, e ‘Guerra Fria’, totalmente realizado com apoio dos editais de incentivo à cultura; além da peça teatral ‘A casa escura’. “Acredito que esse mecanismo de fomento à cultura faz toda a diferença. Por sua transparência e seriedade os artistas sempre aguardam com ansiedade o seu lançamento para que possam inscrever seus projetos. Já estou me preparando para concorrer este ano”, declara.

O mestre Gessé Teixeira Carlos, da Folia Estrela de Prata, de Mimoso do Sul, também foi contemplado nos editais de fomento à cultura e, graças à premiação, todo o seu grupo está com uniformes novos. E, segundo ele, a indumentária tem chamado a atenção. “Temos recebido muitos elogios. Também adquirimos novos instrumentos musicais”, disse.

Ainda na região Sul do Estado, imóveis do Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana estão sendo restaurados com recursos dos Editais da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). As intervenções realizadas com o valor do prêmio vão manter a integridade dos imóveis, que se encontravam bastante deteriorados.

A lista completa dos editais está disponível no endereço eletrônico da Secult (www.secult.es.gov.br).

 

FOTO: Divulgação / Secult

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)