_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Orientações Estratégicas: livro traz prioridades do Governo

27/07/2015


Os valores, princípios, desafios, diretrizes e prioridades do Governo do Estado foram consolidados no documento Orientações Estratégicas 2015-2018, editado pela Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP). O livro foi distribuído entre a equipe de Governo, mas também está sendo apresentado às outras autoridades e também a lideranças do Estado.

O documento de pouco mais de 100 páginas é dividido em quatro capítulos e, inicialmente, aborda o desafio atual do Espírito Santo, caracterizado pelas mudanças nos cenários econômico e fiscal no país e também no Estado, bem como a mudança comportamental da sociedade nos últimos anos.

O segundo capítulo apresenta as grandes opções estratégicas que irão estruturar as iniciativas e ações do Governo do Espírito Santo para o próximo quadriênio. Apresenta também a estrutura sob a qual as iniciativas e ações estão organizadas. Já no capítulo terceiro identifica alguns dos principais desafios do Governo, organizados em 10 áreas de resultado e explicita seus respectivos resultados finalísticos, diretrizes e prioridades de entregas à sociedade até 2018.

Por fim, o quarto e último capítulo apresenta o Modelo de Gestão da Estratégia do Governo do Espírito Santo 2015-2018, para garantir a efetiva implementação das estratégias elaboradas. O documento pode ser acessado por qualquer pessoa e está disponível para download no site www.planejamento.es.gov.br.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, explica como o Estado tem pautado sua atuação no momento atual de instabilidade.

“Mais do que nunca é preciso saber onde se está, aonde se quer chegar e como caminhar. Planejamento, foco, inovação e disciplina de execução são mais do que nunca necessários na atual gestão pública estadual. Planejar para entregar mais resultados à sociedade com menos recursos disponíveis. Isso não quer dizer, somente, cortar custos. Significa racionalizar processos, melhorar a gestão do Estado e, fundamentalmente, fazer as escolhas certas daquilo que é mais importante, que não pode deixar de ser feito para alcançar os resultados que a sociedade precisa e espera do Governo”.

REDE COM A SOCIEDADE - Um dos pilares estratégicos da atual gestão, e detalhado na publicação, é ter um Governo que atue em rede com a sociedade. Neste sentido, o secretário Regis Mattos tem se reunido com lideranças do Estado e pessoalmente apresentado o livro Orientações Estratégicas.

“O Governo não tem todas as respostas e soluções para as demandas da sociedade. Diante disso, temos buscado esta aproximação e parceria com as entidades e instituições do nosso Estado, para juntos recolocarmos o Espírito Santo no caminho do desenvolvimento”, disse.

No decorrer da última semana o secretário esteve com os presidentes das federações da Agricultura, da Indústria, e a do Comércio; além do reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes); e dos presidentes do Movimento Espírito Santo em Ação e da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes).

 

FOTO: Divulgação / Sep

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)