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Ministro da Fazenda e governador do Estado visitam Estaleiro Jurong Aracruz

21/07/2015


No último sábado (18), o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobrevoou as áreas dos projetos portuários da Portocel e Imetame, no município de Aracruz, com o governador Paulo Hartung e com o senador Ricardo Ferraço, e visitou as instalações do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA) para conhecer o primeiro navio-sonda a ser construído no Estado, o NS Arpoador.

Também estiveram presentes o prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, os deputados estaduais Guerino Zanon e Erik Musso, entre outras autoridades e empresários. A comitiva foi recebida pelos vice-presidentes do estaleiro, Mr. Feng Hou Bing e Mr. Tay Wee Lye.

Ao chegar, eles assistiram a uma apresentação sobre o EJA e sobre o navio sonda, e em seguida foram visitar as instalações.

O governador Paulo Hartung comemorou os investimentos. “É importante ver nosso Estado desenvolvendo e gerando novas oportunidades. A construção deste navio coloca o Espírito Santo de vez na rota da indústria naval brasileira”.

O casco do navio-sonda chegou ao estaleiro em fevereiro deste ano após ações do Governo do Estado, em parceria com a Marinha do Brasil e a equipe técnica do EJA, para agilizar a vinda do casco, visando a atender aos prazos de construção e nacionalização do produto. O equipamento foi trazido por cinco rebocadores de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A sonda possui 203 metros de comprimento, 40 metros de largura e calado de 5,5 metros. Sua construção deverá ser concluída até o final de 2016.

O Arpoador é o primeiro de sete navios-sonda encomendados ao EJA, pela Sete Brasil, para operação em águas ultraprofundas do pré-sal brasileiro na Bacia de Santos (SP). Além do NS Arpoador, o Estaleiro Jurong construirá em Aracruz outros seis navios-sonda: NS Guarapari, NS Camburi, NS Itaoca, NS Itaúnas, NS Siri e NS Sahy.

A embarcação, com alojamento para uma tripulação de até 180 pessoas, possui ampla capacidade de carga e espaço útil, equipamentos avançados de perfuração e um amplo ‘moon pool’ central (abertura no centro do navio similar a uma piscina por onde se movimentam os equipamentos de perfuração dos poços de petróleo). O navio-sonda será capaz de operar a 10 mil pés de profundidade (3.048 m) e perfurar poços de até 40 mil pés (12,2 km) de comprimento.

ESTALEIRO - O EJA chegou ao Espírito Santo para realizar uma modalidade de negócios inédita do Estado. Com o avanço da exploração do petróleo na camada pré-sal, as expectativas de investimentos em infraestrutura naval tornaram necessária a criação de um estaleiro apropriado para suprir as demandas dessa indústria, que exige tecnologia de ponta e produtos de qualidade para a realização de projetos ousados.

A estrutura oferecida pelo EJA vem sendo preparada para atender não só as demandas da Petrobras, mas as exigências do mercado mundial, na fabricação de embarcações e jaquetas (estruturas básicas das plataformas de petróleo), gerando negócios para fornecedores locais, e cerca de 6.000 empregos, entre funcionários diretos e indiretos.

A implantação do estaleiro segue os mesmos padrões tecnológicos dos cinco estaleiros implantados em Singapura, garantindo a utilização dos mais modernos conceitos de estruturas navais em um investimento de US$ 500 milhões.

JURONG SHIPYARD - A Jurong Shipyard faz parte do grupo SembCorp Marine (SCM) de Cingapura, uma companhia de capital aberto, com cerca de um terço das ações pertencentes ao Governo de Cingapura.
Em Cingapura, o Jurong possui cinco estaleiros de alta tecnologia, cuja construção foi baseada na utilização dos mais modernos conceitos de estruturas navais. O estaleiro Jurong Aracruz, no Espírito Santo, foi construído nos mesmos padrões tecnológicos.

 

FOTO: Thiago Guimarães / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)