Os governadores Paulo Hartung, Luiz Fernando Pezão (RJ), Geraldo Alckmin (SP) e Fernando Pimentel (MG) estiveram reunidos, na última terça-feira (14), com a presidente Dilma Rousseff e manifestaram preocupação com a necessidade de a economia gerar emprego e renda. Durante o encontro, Hartung fez ressalvas ao modelo de reforma do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) proposto pela União, uma vez que o cofre estadual capixaba sofreu fortes baques com o fim do Fundo de Desenvolvimento de Atividades Portuárias (Fundap).
“Quanto à Reforma do ICMS, tem que ser levado em conta que o Espírito Santo foi muito prejudicado recentemente com a resolução que extinguiu o Fundap. Precisa ter uma medida compensatória muito sólida para que o Estado não seja penalizado uma segunda vez. Não tem como uma reforma do ICMS não vir acoplada a uma compensação às perdas que o Estado já vem sofrendo”, alertou o governador Paulo Hartung.
Na oportunidade, Dilma e os governadores tiveram a companhia dos ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante. A reunião, que foi realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, foi o desdobramento de uma conversa ocorrida há duas semanas, quando os governadores anunciaram uma pauta de reivindicações para enfrentar a crise econômica.
“Defendemos medidas que levem à reorganização das contas nacionais. Isso é condição decisiva para o nosso país readquirir credibilidade interna e externa. Ao mesmo tempo, nós apresentamos uma agenda de ações que possam amortecer o impacto social da crise que nós estamos vivendo, principalmente em relação aos empregos. Discutimos agendas propositivas para a modernização da infraestrutura do país e dinamização das exportações como forma de frear o índice crescente de desemprego”, detalha Hartung.
Após o encontro, em entrevista coletiva o ministro Mercadante concordou com a reivindicação dos governadores, explicando que o Governo poderá atuar em duas linhas: o oferecimento de crédito e mecanismos de garantia para concessões estaduais para projetos de Parcerias Público-Privadas.
OUTRAS AGENDAS - O governador Paulo Hartung aproveitou a ida à Brasília para acompanhar outras questões referentes ao Estado. Na oportunidade, Hartung visitou o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Edinho Araújo, e tratou sobre a dragagem e derrocagem do canal do Porto de Vitória.
O governador também teve audiência com o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, e na oportunidade discutiu sobre a participação do Espírito Santo no pacote de investimentos em infraestrutura anunciado pelo Governo Federal, no início do último mês de junho, que prevê investimentos da ordem de R$ 198,4 bilhões previstos no Programa de Investimentos em Logística.
Entre os temas debatidos estão a concessão da BR 262 que interliga os trechos entre Belo Horizonte (MG) e Viana (ES) e a ferrovia que vai ligar Vitória ao Rio de Janeiro (EF-118).
FOTO: Carlos Figueiredo
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)