Os profissionais que irão atuar na primeira unidade da Escola Viva, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, participaram da formação inicial e específica, no Praia Sol Hotel, em Nova Almeida, na Serra. A capacitação terminou ontem e teve carga horária de 40 horas.
Esse foi o primeiro encontro da equipe escolar. Durante a formação, os profissionais participaram de palestras e dinâmicas com objetivo de apropriar as bases teóricas, metodológicas e de gestão que irão fundamentar a implantação do Programa Escola Viva na rede estadual.
Varal dos sonhos, trabalhos em grupos, metodologia de desenvolvimento do protagonismo juvenil e do projeto de vida, como trabalhar o estudo orientado, formas de acolhimento dos estudantes e uma roda de conversa com ex-alunos de Pernambuco, que estudaram em escolas com mesma metodologia da Escola Viva, foram algumas das atividades desenvolvidas durante a formação.
O programa Escola Viva terá um conjunto de inovações: acolhimento aos estudantes, às equipes escolares e famílias; avaliação diagnóstica/nivelamento; disciplinas eletivas; salas temáticas; ênfase prática sem laboratórios; tecnologia de gestão educacional; tutoria; aulas de projeto de vida; aulas de práticas e vivências em protagonismo; aula de estudo orientado; aprofundamento de estudo (preparação acadêmica/mundo do trabalho).
Para o professor de Geografia, Felipe Cunha, fazer parte de um movimento que está mudando o rumo da educação é muito gratificante. “Seremos lembrados como a primeira equipe que integrou o programa Escola Viva, que vai resgatar a valorização que buscamos, sobretudo, com os alunos. Os professores que estão presentes na formação estão dispostos a enfrentar os desafios e transformar a vida dos estudantes. Estou muito motivado”.
O diretor do Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, Saulo Andreon, também disse estar feliz com a impressão que está tendo da equipe. “É perceptível o empenho e a entrega dos profissionais com a proposta que está dando um novo contorno à educação do Espírito Santo. Estar na direção da Escola Viva é uma responsabilidade muito grande, dado o tamanho do desafio. Estou imensamente feliz com a confiança que estão me passando”, revelou.
Os professores que atuarão na Escola Viva terão regime de dedicação plena, de 40 horas semanais, por meio de extensão de carga horária especial, em período diurno, totalmente cumpridas no interior da escola, com carga horária multidisciplinar ou de gestão especializada.
Um total de 73 funcionários atuará nesta primeira unidade: 01 diretor escolar; 01 coordenador pedagógico; 01 coordenador administrativo financeiro; 01 coordenador de secretaria escolar; 04 coordenadores de áreas; 04 supervisores; 03 pedagogos; 26 professores; 01 auxiliar de laboratório de ciências; 01 auxiliar de laboratório de informática; 01 auxiliar de biblioteca; 05 auxiliares administrativos; 15 auxiliares de serviços gerais; 04 vigilantes; 05 merendeiras.
ESCOLA VIVA - A primeira unidade de implantação do Programa Escola Viva será em um prédio alugado na região de São Pedro, em Vitória, e as atividades terão início no dia 27 de julho.
Estão abertas, para o segundo semestre de 2015, vagas para estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio. São 480 vagas para o segundo semestre de 2015, sendo 160 vagas para cada série. As inscrições podem ser realizadas até dia 21 de julho.
Além da estrutura diferenciada e do currículo inovador, na Escola Viva os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9h30. A carga horária será de 7h30 às 17 horas, sendo 1h20 minutos para o almoço e dois intervalos de 20 minutos para o lanche, ofertado dentro da escola.
A Escola Viva terá um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar contará com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes irão escolher de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas como Cinema, Teatro, Sustentabilidade, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)