Para valorizar a cultura da comunidade local, quatro estudantes da Escola Sílvio Egito Sobrinho, situada no município da Serra, se uniram em torno da criação de uma rádio que vai ao ar, todos os dias, durante o intervalo escolar.
A iniciativa faz parte do Programa Jovens Urbanos, ação do Governo do Estado, feita em parceria com a Fundação Itaú Social e coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que visa contribuir com a formação de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social nas regiões contempladas pelo Programa Estado Presente.
A ideia da “rádio-escola” nasceu a partir de uma oficina tecnológica realizada com os estudantes ao longo de 2013. Por meio dessa experiência eles foram capacitados para o manejo dos equipamentos, montagem da programação e o tipo linguagem verbal a ser utilizada no veículo de comunicação.
A pedagoga Rita de Cássia Rodrigues, que acompanha as atividades realizadas pelos estudantes, conta que quando foi procurada para escolher a oficina que melhor correspondesse às necessidades da escola, não teve dúvidas. “A gente já tinha todo o equipamento para a montagem da rádio. Ele estava guardado porque não tínhamos quem pudesse ensinar a utilizá-lo. Quando veio a oportunidade de escolher entre as capacitações disponíveis, não poderíamos ter feito outra escolha”, frisa.
Thales Rodrigues da Cruz, 17 anos, cursa o 1º ano do ensino médio e é locutor da “rádio-escola”. Ele relata que a rotina para a montagem do programa diário é motivo de muita alegria. “Adoro participar desse programa. É uma felicidade imensa se reunir todos os dias com os companheiros para discutir o que vai entrar na programação. Tudo é feito ouvindo a sugestão e dicas de outros estudantes”.
Segundo Thales, a atividade o ajudou muito a melhorar o comportamento e o desempenho dentro da escola. “Hoje sou outro aluno. Meu comportamento melhorou bastante porque sei que só assim posso continuar trabalhando na rádio. Gosto muito do que faço e não quero perder essa oportunidade”, ressalta.
A programação da Rádio Sílvio Egito vai ao ar durante os 20 minutos diários de recreio. Além de oferecer diversas músicas variadas, os estudantes aproveitam para dar informações sobre esporte, saúde, dicas de livros, moda, eventos culturais e educativos, informações do cotidiano escolar e diferentes assuntos relacionados ao universo jovem.
“Nós sempre trazemos um convidado para discutir algo. É muito gratificante fazer o que eu faço”, reafirma Thales. Acesse o link (https://www.youtube.com/watch?v=tnnublAMsIo), e assista ao vídeo da inauguração da rádio.
PROGRAMA JOVENS URBANOS - O Programa Jovens Urbanos (PJU) é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), e tem como objetivo promover aos jovens de regiões menos privilegiadas o acesso a bens culturais e tecnológicos, propiciando melhoria na qualidade de vida e no exercício da cidadania.
A formação dos jovens no PJU visa qualificar e potencializar a participação desses na vida pública e no mundo do trabalho, assim como contribuir para a permanência, retorno e conclusão da educação básica.
A metodologia tem como base a exploração, experimentação, produção e expressão a partir da circulação na cidade e da apropriação de diferentes tecnologias. Compõe também a metodologia, a intervenção na comunidade desenvolvida por meio de Projetos Jovens.
O Programa trabalha em rede, sendo executado em parceria com o Poder Público, Universidades, Empresas Privadas, Consultores/ Assessores Tecnológicos e Instituições da sociedade civil situadas nas localidades onde os jovens residem.
PROGRAMA ESTADO PRESENTE - O Governo do Estado lançou o Programa Estado Presente para levar às comunidades menos favorecidas ações de cidadania e combate à violência e criminalidade. O foco é concentrar esforços de todas as secretarias de governo nas áreas de educação, saúde, cidadania, esportes, lazer, cultura, segurança, além de qualificação profissional e novas oportunidades de emprego e renda.
Com o Programa Estado Presente, o Governo do Estado pretende desenvolver respostas rápidas e permanentes, em parceria com municípios, ONGs e iniciativa privada, para reduzir os crescentes índices de criminalidade, na maior parte das vezes associados ao tráfico de drogas, além de democratizar o acesso aos serviços públicos, especialmente para a população residente em áreas de grande vulnerabilidade social.
Vários investimentos foram anunciados para estas áreas escolhidas, tais como instalação de Caps - Centro de Atenção Psicossocial, reforma e ampliação de escolas, construção de unidades habitacionais, aquisição de equipamentos de última geração para as Polícias Civil e Militar, entre outras ações.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)