O Espaço Cultural do Palácio do Governo abriu suas portas na última terça-feira (30) para a exposição “Corpo Humano - Da Célula ao Homem”. Uma mostra rica por seu acervo, inédita e importante, tanto para a cultura quanto para a educação.
O curador da mostra, o professor doutor Athelson Bittencourt falou sobre o sonho realizado de montar esse acervo num local apropriado e abri-lo ao público. Já o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, ressaltou a importância de valorizar o trabalho e o conhecimento dos profissionais capixabas como foi feito neste projeto. “Queremos encher esse espaço de estudantes e jovens para que eles possam conhecer a máquina perfeita que é o corpo humano. O aprendizado cultural é essencial na vida de qualquer ser humano”, declarou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
A abertura da exposição contou, também, com a presença do reitor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Reinaldo Centoducatte e de alunos da rede estadual de ensino.
A MOSTRA - A exposição “Corpo Humano – Da Célula ao Homem” fica em cartaz até o dia 30 de agosto. Com um patrimônio cultural e científico valioso, o acervo da mostra conta com cerca de 280 peças, entre ossos, espécimes naturais mumificadas, plastinadas ou fixadas em formol, réplicas realísticas de fósseis de hominídeos e animais pré-históricos, e modelos anatômicos didáticos de órgãos e sistemas. A peça mais curiosa, que promete ser a mais procurada, é o corpo humano dissecado, vertical, fixado em formol.
Visitantes farão uma fantástica viagem pela história da evolução humana, partindo de 500 milhões de anos atrás, quando surgem os primeiros vertebrados, até os tempos atuais. Modelos didáticos 3D e microscópios mostrarão com precisão o universo microscópico de nosso corpo. A mostra aborda os aspectos anatômico-funcionais do corpo humano, incluindo desde suas estruturas elementares até as mais complexas, como o DNA, células e tecidos, órgãos e sistemas, desenvolvimento embrionário e fetal, evolução humana, anatomia comparada de vertebrados.
A mostra fica em cartaz no Espaço Palácio Anchieta, no Centro de Vitória, até o dia 30 de agosto. A entrada é gratuita.
SERVIÇO
>> Exposição “Corpo Humano - Da Célula ao Homem”
- Local: Espaço Cultural Palácio Anchieta
- Data: Até 30 de agosto (de terça a sexta das 9 às 17h; sábados, domingos e feriados, das 9 às 16h)
- Agendamento de grupos: (27) 3636 1032 e 3636 1035
FOTO: Hélio Filho
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)