Com o objetivo de transmitir uma mensagem de valorização à vida e sobre a importância de manter-se longe das drogas e da violência, a Escola Estadual Doutor Aristides Alexandre Campos, localizada em Cachoeiro de Itapemirim, realizou a formatura dos alunos do 5º ano do ensino fundamental que participaram do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), desenvolvido em parceria com a Polícia Militar.
A comemoração contou com um concurso de redação com o tema “Eu aprendi com o Proerd”, e os estudantes Gabriel Tercinari e Ana Julia Ferreira Moulin, do 5º ano matutino, e Karolaine Cristina Brasil Pinheiro, do 5º ano vespertino, foram os vencedores. Além disso, os formandos receberam certificados e comemoraram com um coquetel a participação no programa.
Durante o curso, foram realizadas diversas aulas motivacionais. O soldado Welton Silva aplicou a Teoria da Aprendizagem Socioemocional, oportunizando aos estudantes o autoconhecimento e autocontrole nas tomadas de decisões seguras e responsáveis. Além disso, as professoras Kátia Valéria Sant’ana e Sueli Correia reforçaram temas como drogas e bullying.
“O Proerd contribuiu bastante para o relacionamento em sala de aula. Estamos sentindo que a relação entre os alunos está melhorando, refletindo no ensino-aprendizagem”, diz a professora.
A aluna Ana Júlia Ferreira Moulin contou ter adorado participar do evento. “O soldado Welton nos ensinou dicas importantes sobre como não nos envolvermos com drogas e os perigos que elas trazem. Além disso, aprendemos sobre o bullying, que devemos ajudar os outros e, também, contar tudo para um adulto de confiança”, finalizou.
Proerd - O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (Dare), surgido em 1983. No Brasil, o programa foi implantado em 1992. No Espírito Santo ele é desenvolvido pela Polícia Militar e, atualmente, conta com os cursos Proerd Educação Infantil, 5º e 7º ano do ensino fundamental e Curso Proerd para Pais/Comunitário.
O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar devidamente capacitado, professores, especialistas, estudantes, pais e comunidade, no sentido de prevenir e reduzir o uso indevido de drogas e a violência entre estudantes.
A meta do Proerd é de reduzir/eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens. Os objetivos gerais dos programas estão voltados ao desenvolvimento das capacidades necessárias aos alunos para que tomem as rédeas de suas vidas (autonomia), com ênfase especial à resistência ao uso e abuso de substâncias proibidas ou que prejudicam a saúde.
FOTO: Divulgação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)