Vai pegar a estrada no fim de semana ou nas férias de julho? Fique atento. Pequenos cuidados podem evitar imprevistos na tão programada viagem ou naquele final de semana tão aguardado. Atitudes simples, como verificar água do radiador e a calibragem dos pneus, inclusive do estepe, garantem uma viagem tranquila e segura, independentemente da extensão do trajeto a ser percorrido.
É imprescindível o uso do cinto de segurança, inclusive na parte traseira do veículo. O não uso do equipamento é considerada uma infração grave, com perda de pontos da carteira e pagamento de multa. Crianças com menos de 10 anos só podem ser transportadas no banco traseiro. Os pais devem ficar atentos também ao uso de “bebê conforto”, cadeirinha ou o “assento de elevação”, para os pequenos com idade de 7,5 anos ou menos.
Para percursos mais longos, é importante levar água para hidratação, principalmente nos dias mais quentes. O uso de roupas leves também faz a viagem ser mais agradável. Se a distância for longa e, principalmente, a noturna, é bom ter outro motorista para revezar na direção. Importante checar se está tudo certo com o kit para a troca de pneu, além de uma lanterna, que pode ser muito útil.
É importante dizer que, nos fins de semana e em períodos de férias (como no mês de julho) há aumento na circulação de veículos nas rodovias. Portanto, o motorista deve ter atenção redobrada e uma postura consciente no trânsito. Um trânsito seguro depende de todos.
ENTRE OS CUIDADOS BÁSICOS COM OS VEÍCULOS ESTÃO:
:: Palhetas do pára-brisa – Não podem estar ressecadas.
:: Luzes das lanternas – Devem estar reguladas. O motorista pode encontrar, por exemplo, neblina.
:: Pneus – Precisam estar em bom estado. Caso contrário, principalmente em dias de chuva, podem representar sérios riscos.
:: Desembaçadores traseiro e dianteiro – Devem estar em perfeito funcionamento.
:: Borrachas das portas – Importante para vedar a entrada de água.
:: Bateria – Precisa estar carregada.
:: Viseira – No caso dos motociclistas, é fundamental andar com ela fechada e estar em bom estado.
FOTO: Romero Mendonça / Secom - ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)