Uma verdadeira maratona de cinema produzido no Espírito Santo, a X Mostra Produção Independente - O Lugar da Memória tem início nesta terça-feira (09) e vai até o próximo domingo (14) com uma programação extensa e gratuita formada por mostras de filmes inéditos, obras de acervo e produções convidadas. Ao todo, serão exibidos mais de 80 filmes em sessões gratuitas que totalizam cerca de 40 horas de projeção.
As atividades da Mostra vão acontecer em espaços culturais de Vitória: o Cineclube Metrópolis/Ufes, o Centro Cultural Sesc Glória, o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) e o Corredor Criativo Nestor Gomes.
Completando uma década de existência, a Mostra Produção Independente se consolida enquanto importante janela para a difusão e a valorização do audiovisual capixaba e também por promover a inserção do Espírito Santo nas principais discussões nacionais sobre o setor. Com a proposta de refletir sobre a importância da preservação da memória cinematográfica e do cinema de arquivo, esse importante evento do audiovisual capixaba contará com “Mostra competitiva de curtas locais”, “Mostra de longas convidados”, “2ª Mostra obras raras do audiovisual capixaba”, além de atividades de formação, os lançamentos da 5ª edição da revista “Catálogo milímetros” e do DVD “Coletânea da mostra”, e exposição de stills e storyboards.
MOSTRA COMPETITIVA - Um panorama da recente produção audiovisual local, a Mostra Competitiva apresentará 22 curta-metragens de diversos gêneros (ficção, documentário, animação, videoclipe, videoarte e experimental), a maioria deles produzidos entre 2014 e 2015. As sessões dessa mostra vão acontecer no Cineclube Metrópolis, entre os dias 9 e 12 de junho, às 19h30, e com reapresentação no dia seguinte na “Sessão reprise”, às 18 horas, no Centro Cultural Sesc Glória.
A seleção para a Mostra Competitiva foi feita pelo diretor e produtor Bob Redins, pelo diretor e cineclubista Marcos Valério e pelo professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes Klaus’Berg Nippes Bragança (Keka) que fizeram suas escolhas a partir de cerca de 80 produções inscritas. Na noite do sábado (13), será feito o anúncio dos filmes vencedores dessa Mostra e quatro deles receberão um prêmio no valor de R$1.000,00 cada um.
MOSTRA LONGAS CONVIDADOS - Cinco filmes de fora do Espírito Santo fazem parte da “Mostra longas convidados”, cujas sessões serão realizadas entre os dias 10 e 14 de junho. Trata-se de documentários de longa-metragens que fazem uso de imagem de arquivo para montar as suas narrativas. Vindas de Brasília, São Paulo e do Rio de Janeiro, essas produções apresentam a biografia de personagens ou nos propõem um mergulho crítico em alguns conflitos políticos de nossa história.
MOSTRA OBRAS RARAS - Uma excelente chance para assistir a um panorama do cinema produzido no Espírito Santo desde a década de 1920 até os dias atuais é o que propõe a 2ª Mostra obras raras. Ao todo, entre os dias 09 e 14 de junho, serão exibidas cerca de 60 produções de audiovisuais capixabas em sessões temáticas que totalizam 18 horas de projeção.
Nessa programação, o público poderá assistir a filmes de Ludovico Persici (anos de 1920), aos cine-jornais de Júlio Cesar Monjardim (anos de 1950), ao cinema político de Paulo Torre e Luiz Tadeu Teixeira (anos 1960), aos registros etnográficos de Orlando Bomfim Netto (anos de 1970 e 1980), até chegarmos às experimentações estéticas da videoarte e às ficções em 16 mm (anos de 1990 e 2000). A diversidade de décadas também poderá ser conferida nos distintos dispositivos de captação e suporte da imagem: há filmes produzidos em 35 mm, Super 8, 16mm, betamax, betacam, hd, mini dv, VHS e dv cam.
HOMENAGEM E EXPOSIÇÃO - Em sua décima edição, a “Mostra produção independente” homenageia os diretores Luiz Tadeu Teixeira e Margarete Taqueti. Para isso, o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes) recebe, a partir do dia 11 de junho, uma exposição com fotografias de cena (stills) e desenhos de cena (storyboards) de trabalhos dos diretores e uma sessão com filmes realizados pelos dois homenageados. Na noite do dia 13, no Centro Cultural Sesc Glória, antes da cerimônia de premiação da Mostra Competitiva, Luiz Tadeu e Margarete receberão o abraço do público da X Mostra Produção Independente.
LANÇAMENTOS - Além dos filmes em competição e mostras paralelas, a X Mostra Produção Independente fará o lançamento de dois filmes: “filmeBalão”, de Marcos Valério Guimarães, e “Porto do Cachoeiro”, de Fernando Pratti. O primeiro será exibido na noite de abertura no Cineclube Metrópolis e conta com imagens produzidas pelo Balão Mágico, grupo de estudantes e professores que movimentou a cena cultural e política da década de 1980 em Vitória; já o segundo filme propõe um resgate da história étnica, cultural e arquitetônica da colonização europeia no Espírito Santo através da hidrovia do rio Santa Maria da Vitória e será exibido no último dia da mostra, no Centro Cultural Sesc Gloria.
Como estratégia para fazer circular e repercutir as obras e debates presentes no evento, também serão lançados e distribuídos gratuitamente a 5ª edição da Revista Catálogo Milímetros, e o DVD Coletânea da Mostra. A “Revista milímetros” traz textos sobre cinema de arquivo e preservação audiovisual e também funciona como catálogo dos filmes que fazem parte da programação da Mostra Produção Independente. O DVD “Coletânea da Mostra” reúne 17 das 22 produções locais exibidas na Mostra Competitiva e funciona como um mecanismo de difusão desse conteúdo audiovisual, para fins não comerciais.
ATIVIDADES DE FORMAÇÃO - A fim de discutir a importância da preservação da memória audiovisual, a programação da X Mostra Produção Independente também contará com ações que promovem a formação e a reflexão sobre a arte cinematográfica. No dia 10 de junho, às 16 horas, acontece a mesa “Lugares de memória: parceria museus e escola” com os professores e pesquisadores Carlos Rodrigues Brandão, Erineu Foerte e Gerda Margit Schutz Foerste.
No dia 12 de junho, às 16 horas, será realizado o debate “O lugar do cinema de arquivo na construção da memória brasileira”, onde diferentes realizadores e estudiosos vão compartilhar suas experiências e conhecimentos. Presenças confirmadas de Dácia Ibiapina e Candé Salles, da professora de cinema e escritora Bernadette Lyra, da mestre em comunicação e distribuidora de filmes Carla Osório e da documentarista Margarete Taqueti. No sábado (13), das 9 às 17 horas, a diretora e pesquisadora Anita Leandro conduzirá o minicurso “Cinema de arquivo” com a proposta de apresentar, através de trechos de filmes, as principais técnicas de uso de imagens de arquivo utilizadas por cineastas que inovaram a abordagem da montagem a partir desse tipo de apropriação.
Uma realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Espírito Santo (ABD Capixaba), a X Mostra Produção Independente – O Lugar da Memória conta com o patrocínio da Lei Rubem Braga por meio do apoio cultural da Vale. São parceiros do evento o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Centro Cultural Sesc Glória, o Cineclube Metrópolis, a Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, por meio de sua Secretaria de Cultura, o Arquivo Público do Espírito Santo e o Museu de Arte do Espírito Santo (Maes). Também são apoiadores do evento o Instituto Quorum, o Corredor Criativo da Rua Nestor Gomes, a Full Color e a Fuji Filmes.
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)