O 125º aniversário da Imprensa Oficial do Espírito Santo (DIO/ES) foi celebrado ontem (28), em uma cerimônia realizada pela manhã, no Palácio da Fonte Grande, no Centro de Vitória.
O governador Paulo Hartung prestigiou a comemoração, assim como os secretários de Gestão e Recursos Humanos, Sandra Helena Bellon; de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, o presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Domingos Augusto Taufner, a vice-presidente da Assembleia Legislativa, Luzia Toledo, o defensor público, Leonardo Oggioni Cavalcanti de Miranda, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Marcelo D’Isep Costa, a presidente da Cesan, Denise Cadete, o professor doutor da Universidade Federal do Espírito Santo José Antônio Martinuzzo, entre outras autoridades, servidores da autarquia e convidados.
A abertura contou com apresentação do MB Trio da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), que recepcionou a todos com música popular brasileira, com um toque de jazz.
Mirian Scárdua, diretora presidente do DIO/ES e anfitriã do encontro, destacou a evolução da autarquia nos últimos anos. “Este é um momento muito especial para todos da Imprensa Oficial do Espírito Santo. São 125 anos de muito trabalho, desafios e lutas. Hoje, temos uma instituição organizada financeiramente, moderna, que está sempre em busca da inovação e da qualidade em tudo o que faz. Nós não paramos no tempo, ao contrário, evoluímos. Implantamos o Sistema IOES, que conferiu muito mais agilidade às nossas publicações; e o Leitor IOES, aplicativo para dispositivos móveis, que permite o acesso ao Diário Oficial de qualquer lugar do mundo”, destacou Mirian Scárdua.
Em seu discurso, o governador Paulo Hartung destacou o momento histórico de criação do Diário Oficial, período do surgimento de ícones republicanos. “O Diário Oficial nasceu em 1890 em um momento muito rico na vida de nosso Estado. Foi um período de enorme desenvolvimento e, dois anos depois, em 1892 assumiu o governo o visionário Muniz Freire. O DIO é uma ferramenta republicana, que cumpre o seu dever de divulgar os atos públicos de diferentes instâncias do Poder Público, porém vai além, e também leva informações noticiosas. Estamos vivenciando um novo tempo onde as tecnologias estão acelerando as mudanças. Precisamos acompanhar essas transformações sendo transparentes e dialogando com a sociedade e, neste sentido, o Diário Oficial exerce um papel fundamental”, explicou o governador Paulo Hartung.
O professor doutor da Universidade Federal do Espírito Santo, José Antônio Martinuzzo, também falou sobre o momento de criação do Diário Oficial e ressaltou sua importância para os cidadãos. “O Diário Oficial é fruto de intelectuais que batalhavam pelo republicanismo no século XIX. E sua função é realizar a divulgação dos atos oficiais, o que constitui um direito e obrigação da cidadania. E faz isso mantendo-se sempre atual e estratégico”, ressaltou.
O presidente do Tribunal de Contas do Espírito Santo, Domingos Taufner e a vice-presidente da Assembleia Legislativa, Luzia Toledo, também parabenizaram a Imprensa Oficial do Espírito Santo por suas conquistas ao logo dos anos.
Já secretária de Gestão e Recursos Humanos, Sandra Bellon, que representa a pasta à qual o DIO/ES está vinculado, destacou a eficiência da instituição. “Sempre que precisamos a Imprensa Oficial está à nossa disposição. Nunca tivemos restrição. Possui servidores que prestam um excelente serviço, que atendem sempre com presteza”.
INTERAÇÃO - Para chamar a atenção dos convidados, a organização do evento programou uma ação de interação. Um ator, vestido como um entregador de jornal do século XIX, anunciava a entrega dos jornais com o famoso “Extra! Extra! O Diário Oficial completa 125 anos! Extra! São 125 anos de história!”.
O governador Paulo Hartung, assim como os diretores do DIO/ES, a saber: a presidente Mirian Scárdua, o diretor Administrativo e Financeiro, Getúlio Darcy Curty Pires, e o diretor de Produção, Sérgio Egito; bem como o professor doutor José Antônio Martinuzzo, receberam no palco, das mãos do “jornaleiro”, a edição especial.
O jornal em questão é o Diário Oficial, que ganhou capa comemorativa, imitando um livro histórico. A edição especial foi criada justamente para destacar sua importância, que ao longo dos anos cumpre com o seu papel de publicar os atos públicos, garantindo a legitimidade, universalização – que é o acesso de todos -, e preservação dessas informações.
Na parte interna da publicação, um anúncio demonstra como a Imprensa Oficial do Espírito Santo acompanhou de perto todos os fatos históricos e não apenas resistiu, evoluiu.
Atualmente, a autarquia é superavitária, possui modernos equipamentos, programa de qualidade de vida para os servidores, implementa cursos e treinamentos, além de buscar sempre a inovação.
SAIBA MAIS
>> O Diário Oficial do Espírito Santo é o principal veículo de transparência da administração pública. Isso porque é no Diário Oficial que são publicados os atos, decretos e regulamentos expedidos pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Espírito Santo. A publicação traz, ainda, entre outras matérias, licitações das prefeituras e câmaras municipais do Estado, e publicações legais de empresas privadas.
>> Toda essa história começou em 23 de maio de 1890, data em que circulou a primeira edição do Diário Oficial.
FOTO: Thiago Guimarães / Secom - ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)