Abrir uma empresa é um sonho para muitos e um desafio para os brasileiros. De acordo com dados do GEM (Global Entrepreneurship Monitor), 85% da população entre 18 e 64 anos de idade considera o empreendedorismo como uma opção desejável de carreira. Nesta trajetória o planejamento é arma fundamental. É o caso do empreendedor Wilton Prata, que aliou talento ao planejamento elaborado, concretizado em um plano de negócios. Há quatro anos atuando como fotógrafo profissional, Wilton Prata buscou no Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) soluções para investir em seu próprio negócio.
“Não possuía recursos suficientes para a aquisição de novos equipamentos. Pesquisei em vários bancos e as condições do Bandes estavam mais adequadas para que eu pudesse fazer a compra e quitar o financiamento”, destaca. Com os recursos, Wilton adquiriu uma nova máquina e lentes especiais para seu trabalho. Como a atividade de fotógrafo profissional está cada vez mais diversificada, o empreendedor decidiu se especializar em alguns seguimentos. Atualmente, a WP Fotografia atua em trabalhos de família, newborn (recém- nascidos), ensaios de moda, eventos esportivos e corporativos.
O empreendedor destaca que a atividade possui bastante procura e que atua tanto na Grande Vitória como, esporadicamente, no interior. “Ultimamente, as fotos de recém-nascidos têm tido muita procura, mas também há destaque para a produção de material para editorias de moda”, ressalta. Para o empreendedor, a força do setor de vestuário e confecção capixaba contribui para o desenvolvimento da prestação de serviços para esse setor.
Ele destaca ainda que a orientação para a contratação do crédito é importante no projeto de financiamento. “Foi tudo muito tranquilo, quando havia necessidade de alguma documentação a consultora que me atendeu me ligava e orientava. Isso agiliza e traz segurança para fazer o investimento”, enfatiza.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Bandes
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo