_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

25/05/2015


Pessoas que compõem o público-alvo da campanha nacional de vacinação contra gripe que ainda não foram imunizadas terão mais duas semanas para receber a dose que protege contra o vírus influenza A, subtipos H1N1 e H3N2, e o vírus influenza B. O Espírito Santo vai prorrogar a campanha até o dia 09 de junho.

A campanha tem como público-alvo crianças de 06 meses a menores de 5 anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores de saúde; povos indígenas; gestantes; mulheres com até 45 dias após o parto; portadores de doenças crônicas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, o Ministério da Saúde deixa a critério dos estados e municípios a definição da estratégia de vacinação. No Espírito Santo, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definiu a data de encerramento da campanha considerando que dia 04 de junho, quinta-feira, será feriado nacional (Corpus Christi), e dia 05, sexta-feira, será ponto facultativo em diversos municípios capixabas.

“A prorrogação da campanha por mais duas semanas é uma oportunidade para quem ainda não tomou a vacina procurar a unidade de saúde de seu bairro para receber a dose e garantir a proteção. Uma vez que estamos estendendo o período de vacinação, entendemos que é necessário compensar o feriado e ponto facultativo encerrando a campanha na terça-feira da semana seguinte”, explica Danielle Grillo.

Com a prorrogação da campanha de imunização contra gripe, espera-se que o Espírito Santo melhore a cobertura vacinal do público-alvo, que é composto por pessoas mais propensas a desenvolver complicações quando contraem gripe. “A vacina protege a população e reduz em até 45% as internações por pneumonia, além de diminuir em até 75% o número de mortes por complicações da gripe nos públicos de alto risco”, enfatiza a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações.

COBERTURA - No Espírito Santo, o público-alvo é composto por 842.608 pessoas, e a expectativa é de que sejam vacinadas pelo menos 80% delas, ou seja, 674.086 pessoas. Até o momento, 468.231 pessoas do grupo prioritário foram imunizadas, o que corresponde 56% do público-alvo da campanha. Esse percentual coloca o Estado em melhor condição que vários estados brasileiros, que estão com uma média de 48% de cobertura vacinal.

Em 22 municípios capixabas, a meta de vacinar acima de 80% da população prioritária já foi alcançada, mas a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações diz que mesmo assim a vacinação nessas localidades será prorrogada.

 

FOTO: Romero Mendonça / Secom - ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo