Para que os professores e pedagogos efetivos da rede estadual possam se planejar para participar do concurso de remoção, a Secretaria de Estado da Educação (Sedu) divulgou ontem (20), a relação das vagas existentes. São vagas para unidades escolares das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs). A relação está disponível no site (www.educacao.es.gov.br).
“O concurso de remoção permite que os professores e pedagogos efetivos mudem para outra escola, em caráter definitivo. Com a divulgação das vagas, o professor terá tempo para pensar para qual escola com vaga disponível ele pretende solicitar a remoção, até a data de início das inscrições”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
A novidade deste ano é que as inscrições, que terão início dia 27 de maio, e a escolha das vagas serão realizadas pela internet, por meio de um sistema online desenvolvido especificamente para o concurso, em parceria com o Prodest.
O edital que estabelece as normas para o concurso de remoção foi publicado no dia 08 de maio, no Diário Oficial do Estado.
INSCRIÇÕES - As inscrições poderão ser realizadas das 10 horas do dia 27 de maio até às 16h59 do dia 03 de junho. Para participar do concurso de remoção, os professores interessados deverão acessar o site da Sedu, no endereço (www.educacao.es.gov.br) ou o Portal do Servidor (www.servidor.es.gov.br) e preencher os dados necessários.
O sistema disponibilizará um formulário para a escolha da vaga, de acordo com cargo e disciplina do candidato. Ele deverá indicar de uma até dez unidades escolares, para as quais deseja se remover, na ordem decrescente de sua prioridade. A remoção se efetivará para apenas uma das unidades escolares selecionadas, de acordo com a classificação do candidato no concurso.
SELEÇÃO - Para a seleção, serão considerados o tempo de exercício prestado na rede de ensino no cargo pleiteado, qualificação profissional e a assiduidade.
A relação da classificação dos candidatos será divulgada no Diário Oficial do Estado e no site da Sedu – (www.educacao.es.gov.br), no mês de junho. Os professores aprovados assumirão os novos postos de trabalho no dia 20 de julho, para o início das atividades do 2º semestre do ano letivo.