Em sua terceira audiência, o PPA 2016-2019 chegou à microrregião Rio Doce, na última sexta-feira (15). O encontro reuniu aproximadamente 300 pessoas, entre as quais representantes da sociedade, prefeitos da microrregião, secretários de Estado, o senador Ricardo Ferraço e o governador Paulo Hartung.
O evento, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), aconteceu no auditório da Faceli, em Linhares, e vem sendo realizado de Norte a Sul do Espírito Santo, desde o início do mês.
Além do município sede, a audiência atendeu também a população de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva, Rio Bananal e Sooretama.
O governador Paulo Hartung, como tem feito habitualmente nas audiências públicas do PPA em que participa, ressaltou a necessidade do Poder Executivo Estadual dialogar com a sociedade para identificar os anseios e prioridades. “Estamos vivenciando novos tempos. A sociedade está em mudança e temos que acompanhar com um novo modelo de governar transparente, compartilhando as situações e decisões”, enfatizou.
O secretário de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, destaca a importância do planejamento ser realizado com a população. “Assumimos o Governo com o Estado desorganizado, com as contas desequilibradas, com as despesas crescendo mais que as receitas. A poupança que o Governo acumulou em uma década foi zerada. Nesse momento, mais do que nunca, precisamos estar juntos com a população, trabalhando juntos, em equipe, com prioridades claramente definidas e assumindo compromissos dentro da nossa capacidade de honrá-los”, pontuou.
Durante a solenidade de abertura, o economista Orlando Caliman apresentou a palestra ‘Desenvolvimento numa Perspectiva Regional’, e o subsecretário de Estado de Orçamento, Márcio Medeiros, apresentou a metodologia e a dinâmica do PPA. Os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos para os debates. Os temas foram: Educação, Turismo, Cultura e Esporte; Saúde e Assistência Social; Segurança Pública, Justiça e Defesa Social; Desenvolvimento Econômico, Mobilidade e Infraestrutura Urbana; e Meio Ambiente e Agricultura.
A próxima audiência acontece na quinta-feira (21), em Guaçuí.
PPA EM REDE - O cidadão que não puder participar presencialmente das audiências, pode usar a Internet para destacar os desafios da sua região que merecem maior atenção do Governo do Estado. Além disso, também é possível sugerir soluções para a resolução da questão.
O acesso ao site PPA em Rede (www.ppa.es.gov.br) pode ser feito por meio de computadores, mas também, por smartphones e tablets. A versão mobile foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o acesso e ampliar a participação da população. O site fica disponível para acesso até o dia 8 de junho.
A página traz os desafios divididos em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Defesa Social e Justiça; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente e Agricultura; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública.
Após escolher o tema, o internauta destaca um desafio e tem ainda a opção de enviar uma sugestão de resolução. Os desafios apresentados no site foram identificados durante a realização do Planejamento Estratégico 2015-2018 do Governo do Estado.
Confira o calendário das Audiências Públicas:
Dia 21/05/15, quinta-feira
:: Guaçuí
- Horário: 13 horas
- Local: Teatro Municipal Fernando Torres. Av. Governador Francisco Lacerda Aguiar, s/nº, Centro
Dia 22/05/15, sexta-feira
:: Cachoeiro de Itapemirim
- Horário: 13 horas
- Local: FDCI - Rodovia ES 482 (Cachoeiro x Alegre) KM 05 - Morro Grande
Dia 29/05/15, às 13h
:: Venda Nova do Imigrante
- Horário: 13 horas
- Local: Centro Cultural e Turístico. Rua João Paulo II, Vila Betânia
Dia 03/06/15, quarta-feira
:: Vila Velha
- Horário: 14 horas
- Local: Universidade de Vila Velha (UVV). Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21, Boa Vista, Vila Velha
FOTO: Romero Mendonça / Secom - ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo