Pelo menos 500 moradores das microrregiões Nordeste e Noroeste do Espírito Santo participaram, na última sexta-feira (08), da Audiência Pública sobre o Plano Plurianual 2016-2019 e da Lei Orçamentária Anual 2016. O encontro, que aconteceu em São Mateus, contou com a presença de diversos prefeitos, secretários estaduais, vereadores, além de lideranças comunitárias e o governador Paulo Hartung.
O evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), e na avaliação da assistente social Cristiane Bronzoni, é uma importante ferramenta de controle social. “Sempre que tenho a oportunidade participo destes eventos. Este é o nosso espaço de debate. Temos que estar presentes, apresentar nossas contribuições, acompanhar o que está sendo feito, para termos então a possibilidade de cobrar depois”, destaca.
Quem também sempre participa dos debates é o presidente da Federação das Associações de Moradores e Movimentos Sociais de São Mateus, Samuel Batista. “É de grande importância estarmos aqui para ouvir o Governo e sermos ouvidos também. É o cidadão que sabe a dificuldade da sua região, que está no dia a dia das cidades vendo o que acontece e pode ser melhorado”, afirma.
Além do município sede, a audiência abrangeu também Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, Águia Branca, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Ecoporanga, Mantenópolis, Nova Venécia e Vila Pavão.
O governador Paulo Hartung ressaltou que a audiência é o primeiro passo na definição de um planejamento do Governo para organização orçamentária do Estado. Hartung disse ainda que o Estado vivencia um quadro econômico desafiador em função de erros que foram cometidos em um passado recente.
“Estou otimista porque o Estado tem excelentes potencialidades e estamos fazendo as ações necessárias. Apesar do desafio econômico, acredito que com um planejamento realista, e construído junto com a população, poderemos avançar e muito. Em tempos de desafios estamos com uma oportunidade de sermos uma luz das boas práticas e servir como exemplo para o restante do país”, pontuou o governador.
“Por mais que o Governo tenha ferramentas gerenciais ele precisa ouvir a população, pois ele não enxerga tudo e passa a ter uma visão mais sistêmica quando estabelece o diálogo. Governar é um ato de compartilhar as situações e decisões”, salientou Paulo Hartung.
O secretário de Economia e Planejamento, Regis Mattos Teixeira, destaca a importância da participação da população na audiência. “Estamos iniciando a fase de elaboração do Plano Plurianual 2016-2019 e queremos um PPA que reflita os anseios da população, mas que também esteja alinhado com a realidade orçamentária do Estado. A poupança do Estado que foi conquistada em uma década se exauriu, as despesas cresceram mais que as receitas, portanto, neste ambiente de instabilidade o planejamento se torna ainda mais importante. Temos que escolher com sabedoria e responsabilidade o que é prioritário. Queremos conhecer as demandas do capixaba em cada região, realizar um debate transparente e construir, juntos, um Espírito Santo melhor”, destaca.
O prefeito Amadeu Boroto também participou da abertura do evento e destacou a satisfação em ter a garantia do um governo, como o atual, que apoia os municípios.
Durante a solenidade de abertura o economista Orlando Caliman apresentou a palestra ‘Desenvolvimento numa Perspectiva Regional’, e em seguida os participantes foram divididos em cinco grupos temáticos para os debates. Os temas foram: Educação, Turismo, Cultura e Esporte; Saúde e Assistência Social; Segurança Pública, Justiça e Defesa Social; Desenvolvimento Econômico, Mobilidade e Infraestrutura Urbana; e Meio Ambiente e Agricultura.
As próximas audiências acontecem dias 14 e 15 de maio, em Colatina e Linhares.
PPA EM REDE - O cidadão que não puder participar presencialmente das audiências, pode usar a Internet para destacar os desafios da sua região que merecem maior atenção do Governo do Estado. Além disso, também é possível sugerir soluções para a resolução da questão.
O acesso ao site PPA em Rede (www.ppa.es.gov.br) pode ser feito por meio de computadores, mas também, por smartphones e tablets. A versão mobile foi desenvolvida com o objetivo de facilitar o acesso e ampliar a participação da população. O site fica disponível para acesso até o dia 8 de junho.
A página traz os desafios divididos em dez temas: Educação; Saúde; Segurança, Defesa Social e Justiça; Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Social; Meio Ambiente e Agricultura; Infraestrutura e Logística; Desenvolvimento Urbano e Regional; Turismo, Cultura e Esporte; e Gestão Pública.
Após escolher o tema, o internauta destaca um desafio e tem ainda a opção de enviar uma sugestão de resolução. Os desafios apresentados no site foram identificados durante a realização do Planejamento Estratégico 2015-2018 do Governo do Estado.
CALENDÁRIO DAS AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
Dia 14/05/15, quinta-feira
:: Colatina
- Horário: 13 horas
- Local: IFES Colatina. Av. Arino Gomes Leal, 1700 - Santa Margarida
Dia 15/05/15, sexta-feira
:: Linhares
- Horário: 13 horas
- Local: FACELI - Faculdade de Ensino Superior de Linhares. Av. Presidente Costa e Silva, Bairro Novo Horizonte, 155
Dia 21/05/15, quinta-feira
:: Guaçuí
- Horário: 13 horas
- Local: Teatro Municipal Fernando Torres. Av. Governador Francisco Lacerda Aguiar, s/nº, Centro
Dia 22/05/15, sexta-feira
:: Cachoeiro de Itapemirim
- Horário: 13 horas
- Local: FDCI - Rodovia ES 482 (Cachoeiro x Alegre) KM 05 - Morro Grande
Dia 29/05/15, às 13h
:: Venda Nova do Imigrante
- Horário: 13 horas
- Local: Centro Cultural e Turístico. Rua João Paulo II, Vila Betânia
Dia 03/06/15, quarta-feira
:: Vila Velha
- Horário: 14 horas
- Local: Universidade de Vila Velha (UVV). Avenida Comissário José Dantas de Melo, 21, Boa Vista, Vila Velha
FOTO: Thiago Guimarães / Secom - ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)