A capixaba Samanta Rodrigues, de 11 anos, se prepara para o campeonato Sul Americano de Judô, em Salvador, na Bahia. A pequena judoca faz parte do núcleo do Campeões de Futuro do bairro Cidade Continental, na Serra. Ela conquistou a vaga após levar a medalha de prata no Brasileiro de Judô no dia 15 de abril, na capital baiana. Agora a atleta está se preparando para retornar a Salvador para a competição sul americana, entre os dias 08 e 09 de setembro.
Samanta treina diariamente durante três horas no Instituto Continental em Ação, que ajuda dezenas de crianças da região e conta com cinco núcleos do Campeões de Futuro: judô, ginástica rítmica, karatê, Kickboxing e balé.
Rubiamara da Costa, professora da Samanta, demonstra alegria e satisfação em fazer parte desse projeto. “Temos bastante prazer em poder trabalhar com essas crianças. Apesar das dificuldades, é muito gratificante ver os talentos que estão sendo descobertos a cada dia”, disse.
Além do Sul Americano, em Salvador, a judoca irá participar da Copa Minas, que acontece nos dias 03, 04 e 05 de julho, em Belo Horizonte (MG).
CAMPEÕES DE FUTURO – O Projeto Campeões de Futuro, criado em 2008, oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 7 e 17 anos em todos os 78 municípios do Espírito Santo. O principal objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação, visando afastá-las do risco social, do envolvimento com a criminalidade, consumo de drogas e álcool ou prostituição infantil.
FOTO: Romero Mendonça / Secom - ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)