_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Inscrições abertas para programa de preparação da aposentadoria

17/04/2015


Passamos a maior parte de nossa vida no trabalho. Mais do que fonte de renda, ele faz parte da nossa rotina, gera satisfação pessoal e profissional, interfere em nosso orçamento e até no círculo de amizades. Por isso, é preciso planejar a transição do trabalho para a aposentadoria.

E é exatamente para preparar os servidores públicos do Poder Executivo do Estado para este momento, que a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) abriu as inscrições – no período de 14 a 22 de abril - para o primeiro ciclo do programa ‘Geração Ativa’, que iniciará em 29 de abril e abordará o tema Legislação Previdenciária.

PALESTRAS - O programa, coordenado pela Secretaria em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), terá quatro ciclos de cinco palestras cada até o final do ano. Os encontros são interativos e informativos e abordam temas importantes para quem está próximo de se aposentar: Legislação Previdenciária, Finanças, Saúde e Autonomia, Ocupação e Pós-Carreira e Família e Apoio Social.

“O nome do programa traz a mensagem que queremos levar para os nossos servidores. Somos uma geração que independente do distanciamento do trabalho formal, continuaremos ativos. Daí a importância de planejar nosso futuro a longo prazo, garantindo uma fonte de motivação permanente”, destacou a gerente de Recursos Humanos da Seger, Heliane Sarmento.

Ela ressalta que os temas dos ciclos foram selecionados a partir de pesquisas que demonstram os assuntos mais demandados por aqueles que pretendem se aposentar. Ela ressalta, ainda, que a participação no programa não é pré-requisito para a aposentadoria do servidor. “É uma escolha que o preparará para uma transição mais tranquila, contribuindo para sua qualidade de vida”, diz.

INSCRIÇÕES - Cada palestra terá quatro horas de duração e o limite de 100 vagas. Inicialmente, os encontros acontecerão sempre das 9h às 13h, na Esesp, na Mata da Praia, em Vitória. “Nossa meta, após a consolidação do programa na Grande Vitória, é levar a ação também para o interior, contemplando as regiões norte, sul e central do Estado”, completa a gerente.

As inscrições são feitas por palestra, ou seja, o interessado poderá se inscrever para aquela (s) que desejar. O público alvo é formado por servidores cujo tempo de contribuição ou de idade que falta para preencher os requisitos para a aposentadoria seja igual ou inferior a três anos. Também têm prioridade aqueles que: se encontram em abono permanência; têm 67 anos ou mais de idade; estejam afastados para a aposentadoria há, no máximo, três meses; e os afastados para tratamento da própria saúde há 18 meses ou mais.

:: Para participar do primeiro ciclo, que tem quatro palestras, o servidor deverá se inscrever no período de 14 a 22 de abril. Basta preencher a ficha de inscrição, disponível no site da Seger (www.seger.es.gov.br), escolher quais palestras gostaria de participar e enviar para o e-mail geracaoativa@seger.es.gov.br. O servidor pode escolher uma ou mais palestras.

:: Para dúvidas ou mais informações procure a área de Recursos Humanos do seu órgão (fale com o representante do Qualivida da sua unidade). Se preferir, ligue para os telefones 3636-5313 ou 3636-5284.

:: Importante: caso o número de inscritos no programa supere a demanda oferecida, serão selecionados os servidores do público prioritário de maior idade e os de maior tempo de contribuição.

Conteúdo das palestras

:: 1. Legislação Previdenciária

- Explica e discute os critérios legais para a aposentadoria.

:: 2. Finanças

- Sensibiliza para o cuidado com as finanças;
- Explora o desenvolvimento de habilidades relacionadas à autonomia financeira;
- Incentiva a reflexão sobre o que é desejo e o que é necessidade na lista de gastos pessoais;
- Auxilia na identificação de bens e serviços mais importantes.

:: 3. Saúde e Autonomia

- Propicia o conhecimento do próprio corpo e a reflexão sobre a importância do autocuidado;
- Demonstra as alterações fisiológicas do processo de envelhecimento;
- Incentiva a adoção de hábitos de vida saudáveis.

:: 4. Ocupação e pós-carreira

- Promove a percepção do tempo ocupado pelo trabalho e as possíveis formas de ocupar este tempo após a aposentadoria;
- Facilita a identificação de interesses e valores pessoais;
- Apresenta os recursos para o desenvolvimento do pós-carreira e empreendedorismo.

:: 5. Família e apoio social

- Promove a percepção da importância da família na vivência da nova etapa de vida;
- Identifica a rede social atual (família, vizinhos, amigos).

 

FOTO: Divulgação / Seger

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)