_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Música: Vitória recebe turnê do Duo Assad

14/04/2015


Vitória foi contemplada com a turnê dos irmãos Sérgio e Odair Assad, que integram o Duo Assad, considerado pelo Washington Post como “o melhor duo de violões que já existiu, talvez em toda a história”. A apresentação acontece nesta terça-feira (14) no Theatro Carlos Gomes.

Residindo nos Estados Unidos e na Bélgica desde os anos 80, os irmãos se apresentam pelo mundo em recital, com orquestra e ao lado de grandes nomes internacionais como Yo-Yo Ma, Paquito D’Rivera e Nadja Sonnenberg, além de serem professores de importantes conservatórios. Com mais de 15 CDs lançados, eles já conquistaram o cobiçado Grammy algumas vezes, sendo nomeados outras tantas.

Além das apresentações, o duo, mundialmente consagrado, oferece masterclasses para violonistas profissionais nas cidades de São Paulo (SP), João Pessoa (PB), Natal (RN), Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), além de encontros com a comunidade artística, especialmente músicos, professores de música e violonistas profissionais.

O evento é resultado da seleção pública do edital “Petrobras cultural 2012”, na área de apoio a artistas para a afirmação da identidade brasileira e da ampliação de oportunidades de criação, circulação e fruição dos bens culturais, valorizando a cultura brasileira em sua diversidade étnica e regional. A realização é da Antares, empresa com mais de 25 anos de atuação no mercado cultural brasileiro e sul-americano.

A turnê passará ainda por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Brasília, Blumenau (SC), Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Caxias do Sul (RS), encerrando em Porto Alegre (RS). Em maio, os irmãos seguem para os Estados Unidos.

Sobre o programa - O programa do Duo Assad traz na primeira parte obras emblemáticas, que representam o repertório que os tornou conhecidos no mundo todo, em uma equilibrada escolha de clássico e popular. Na segunda parte serão ouvidas algumas das composições que integram o inédito CD “O clássico violão popular brasileiro”. Confira o programa:

:: I. Albeniz Cordoba (dos Cantos de Espanha) 5’
:: E. Granados Valses Poeticos 9’
:: A. Piazzolla Bandoneon, Zita (da Suite Troileana) 9’
:: Heitor Vila Lobos - Choros Nº 5 4’
:: E. Gismonti Palhaço / Baião Malandro 8’
>> Intervalo
:: J. Pernambuco - Interrogando 3’
:: A.J. Canhoto - Abismo de Rosas 4’
:: A.S. Garoto - Extratos (Jorge do Fusa, Gente Humilde, Lamentos do Morro) 6’
:: D. Reis - Dois Destinos 4’
:: B. Powell - Tempo Feliz 4’
:: S. Assad - Maracaipe 9’
:: P. Bellinati - Jongo 4’

O Duo Assad - Com um repertório eclético e corajoso, os irmãos Assad estabeleceram novos padrões para o conceito de virtuosismo. Começaram a tocar juntos ainda muito jovens e rapidamente seu talento e ousadia artística tornaram-se amplamente reconhecidos. A carreira internacional começou com um dos mais importantes prêmios para o violão clássico, o Young Artist Competition, em Bratislava, no ano de 1979. Incontestável virtuosismo e técnica impecáveis inspiraram uma ampla gama de compositores a escreverem músicas especialmente para os Assad, entre os quais Astor Piazzolla, Terry Riley, Radamés Gnattali, Marlos Nobre, Nikita Koshkin, Roland Dyens, Edino Krieger, Francisco Mignone e mais recentemente o cubano Leo Brouwer. Atuaram com renomados artistas como Yo-Yo Ma, Nadja Salerno-Sonnenberg, Fernando Suarez Paz, Paquito D’Rivera, Gidon Kremer e Dawn Upshaw, além do Turtle Island String Quartet.

Seu repertório clássico inclui transcrições da grande literatura de Teclado Barroco de Bach, Rameau e Scarlatti e adaptações de peças de Gershwin, Ginastera e Debussy.

Serviço

Apresentação Duo Assad
- Data: 14/04 (terça-feira), às 20h
- Local: Theatro Carlos Gomes (Praça Costa Pereira)
- Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia entrada), à venda na bilheteria do teatro
- Classificação livre

 

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)