Orientações e metas para evitar o desperdício no uso da água foram apresentadas, na manhã de ontem, durante o lançamento do Programa de Uso Racional da Água nas Escolas “Poupe na Rede”. Para começar, 52 escolas da Região Metropolitana iniciarão os trabalhos.
Ações de engenharia, revisão dos procedimentos de limpeza e alimentação, campanhas de disseminação do conhecimento e incentivo e premiação para boas práticas são os pilares do “Poupe na Rede”.
A iniciativa do Programa é da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com a Cesan e o principal objetivo é conscientizar alunos, professores e toda a comunidade escolar sobre a importância de se evitar o desperdício no uso da água.
“O programa tem como objetivo conscientizar e formar cidadãos, a partir da escola, para o uso e a conservação dos recursos hídricos. Vamos trabalhar os conteúdos também nas disciplinas de forma a introduzir conceitos, mudar procedimentos e comportamentos dentro e fora das salas de aulas, abordando o tema água no currículo escolar”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
O secretário também ressaltou que é importante despertar a atenção dos servidores para os benefícios da melhoria da gestão da água com ações educacionais. “Estamos construindo um programa para que seja criada a cultura do uso consciente da água. Vamos incentivar as boas práticas e ao mesmo tempo monitorar as ações que as escolas aderirem para economizar água, bem como premiar as boas práticas. Nossa meta é envolver toda a rede estadual até 2017”, ressaltou o secretário.
“O Dia Mundial da Água foi criado em 1992 para termos um momento de reflexão, não só para economia, mas para mudança de atitude. Temos que tratar a água com outro olhar, não é um bem infinito. A Cesan está participando de todas as ações do Governo para superarmos esse momento. O “Poupe na Rede” é um programa com meta, com objetivo. Isso que trás resultados. E a Cesan está apoiando esse programa ousado transferindo sua experiência de mais de 30 anos em educação ambiental”, pontuou a diretora presidente da empresa, Denise Cadete.
Boas práticas - Iniciativas já vinham sendo realizadas em algumas escolas da rede estadual. E para apresentar algumas delas, os professores Idelvon Poubel e Vanessa da Penha Gomes falaram sobre as ações desenvolvidas na Escola Estadual Irmã Dulce. Além da diretora da Escola Estadual Boa Vista Maria Delza Carreiro, que também falou sobre o projeto “Água: cuidar para não faltar”, realizado pela instituição.
Segundo a diretora da Escola Boa Vista, com o apoio dos professores é possível mudar os hábitos dos alunos. “Os professores levam os estudantes, com idade entre seis e doze anos para sala de informática da escola, onde eles assistem a vídeos sobre a importância da água e da sua utilização consciente. Após a atividade, as crianças debatem sobre o que aprenderam e usam a criatividade fazendo desenhos, poesias e música”, contou Maria Delza.
Durante todo o evento, diretores, pedagogos e professores ouviram atentamente as orientações sobre as novas medidas que deverão ser adotadas com os serviços terceirizados, a rede física escolar e as questões pedagógicas relacionadas ao programa “Poupe na Rede”, que devem ser adequadas nas escolas participantes.
Para a coordenadora do turno matutino da Escola Estadual Rômulo Castello, da Serra, Maria da Penha Euzébio Nascimento, “esse projeto ajudará na conscientização dos alunos, com relação ao meio ambiente, fazendo com que eles entendam a importância da utilização consciente da água. São pequenos gestos, porém, de extrema importância”, disse.
“Realizar essas ações nas escolas será fundamental para conscientizar os alunos e suas famílias sobre a importância de evitar o desperdício e a conscientização de que a água é um bem que precisa ser preservado”, destacou a diretora da Escola Estadual Doutor Souza Araújo, de Cariacica, Rutiléia Maria da Silva Januário.
FOTO: Divulgação/ Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)