A história do município de Santa Cruz está sendo retratada através da exposição “Santa Cruz... Histórias de uma vila do Espírito Santo”, em cartaz no Museu Histórico do distrito. O centro cultural, que funciona na Casa de Câmara e Cadeia, foi entregue na última sexta-feira (13) à população, após o prédio ser totalmente restaurado.
A cerimônia de entrega da Casa de Câmara e Cadeia reuniu autoridades, como o governador Paulo Hartung, o secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos e o prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, além de empresários da região. O evento contou ainda com apresentações de cultura popular, como a Banda de Congo São Benedito do Rosário, de Vila do Riacho.
“As manifestações culturais com relação às nossas tradições e raízes merecem o apoio do poder público e serem tratadas como políticas públicas. É importante a sociedade capixaba conhecer e reconhecer sua história e origem. Esse museu aqui, em Santa Cruz, significa resgate da memória e, além disso, podermos dizer que é mais uma vez a cultura atuando na libertação da escuridão da ignorância e abrindo portas de oportunidades”, pontuou o governador Paulo Hartung.
O secretário de Estado da Cultura, João Gualberto Vasconcellos, destacou a importância histórica do local e do resgate da memória da população local. Para o prefeito de Aracruz, Marcelo Coelho, a restauração representa um marco para o município, que agora conta com um ponto turístico apto a receber visitantes o ano inteiro. “O museu será uma usina de cultura. E a população vai ser vigilante na manutenção do imóvel”, declarou.
Também prestigiaram o evento o presidente do Instituto Sincades, Idalberto Moro, os deputados estaduais Erick Musso e Marcos Bruno, o diretor regional do Sesc, Gutman Uchoa de Mendonça, o gerente executivo do Instituto Sincades, Dorval Uliana, entre outras autoridades.
Moradores satisfeitos - Moradores do município de Aracruz compareceram ‘em peso’ à cerimônia e elogiaram o resultado da restauração do prédio histórico. “Esse local combinou com a beleza e o charme de Santa Cruz”, afirmou Dayana Nádia, moradora do distrito há 30 anos.
Quem também gostou do que viu foi ex-vereadora e ex-primeira dama do município, Marideia Rosa Bitti. “Esse momento foi muito esperado pela minha família e pelos aracruzenses. Me emociona ver que o Governo tem o olhar especial para Aracruz. Fiquei encantada com o resultado da obra. Superou as minhas expectativas”, disse.
As obras - As obras de restauro tiveram início em junho de 2014 e foram concluídas em janeiro de 2015, com investimento de R$ 737.743,45, custeado pelo Instituto Sincades. Sua estrutura, totalmente acessível, vai contar com hall de entrada, salão de exposição, sala de oficinas/reserva técnica, sala de administração, banheiros e pátio externo com jardins, calçadas e rampas. A ação é resultado da parceria do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), a Prefeitura Municipal de Aracruz e o Instituto Sincades.
Para atender à legislação de acessibilidade, foi construída uma rampa externa com guarda-corpo e corrimão, dando acesso à porta lateral esquerda do imóvel, calçadas externas compostas de rampas, piso acessível e sinalizado, além de banheiro adaptado.
A edificação ganhou ainda sistema de iluminação apropriada ao uso de museu, e novas instalações elétricas, hidrossanitárias e de drenagem. A área externa do imóvel foi urbanizada com calçadas, gramado, iluminação, gradil com portões, recuperação dos muros e instalação de placas de identificação do museu. A proposta do município para utilização desse espaço é ser apropriado pela comunidade como área de eventos culturais e apoio às atividades do Museu.
A exposição- A exposição “Santa Cruz... Histórias de uma vila do Espírito Santo” tem curadoria de Marcelo Loureiro Ucelli e retrata, por meio de acervo com peças importantes para a trajetória local, os grupos que contribuíram para a colonização do município de Aracruz. A mostra tem visitação gratuita e vai ficar em cartaz até o dia 13 de setembro.
Na sexta-feira (13) também foram empossados os integrantes do Conselho Consultivo do museu.
Selo comemorativo - Durante a cerimônia de entrega da Casa de Câmara e Cadeia de Santa Cruz, os Correios lançaram um selo personalizado alusivo ao Museu Histórico de Santa Cruz, com o intuito de eternizar, por meio da filatelia, a história do Espírito Santo. O selo traz a imagem da fachada restaurada do prédio e também destaca o nome do município de Aracruz.
FOTO: Thiago Guimarães / Secom - ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)