Foi feito pela primeira vez o registro fotográfico da ave Apuim de Costas Pretas (Touitmelanonotus) no Espírito Santo. A ave, que encontra-se na categoria “Em perigo” na lista de espécies ameaçadas de extinção em território capixaba, foi fotografada no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), localizado em Setiba, Guarapari.
O coordenador de Reestruturação e Criação de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Rafael Boni, fez o registro do animal, no dia 18 de fevereiro, quando participava de uma atividade de campo com a equipe do livro “Biodiversidade do Espírito Santo”. Até então, não havia nenhum registro científico da ocorrência da espécie em território capixaba.
O fato de a espécie ser quase sempre silenciosa, frequentar o topo das árvores e possuir coloração semelhante ao de seu habitat, dificulta sua observação. Há registros que relatam sua ocorrência em pontos espalhados da faixa litorânea dos estados da região Sudeste do Brasil e também do litoral baiano.
“A ave é típica da região de Mata Atlântica e, embora já se tenha falado sobre a ocorrência da espécie no Espírito Santo, é a primeira vez que sua presença é comprovada”, afirma Rafael Boni.
Sobre a espécie - A espécie também é conhecida por papagainho, periquitinho, apuim-de-cauda-vermelha e apuim-de-costa-escura. A sua principal característica são as penas vermelhas em sua cauda curta, barradas de negro, que ficam ocultas parcialmente com a ave em repouso. A espécie também possui centro do dorso em vértice negro, coloração geral verde, com matiz acinzentado no peito e ventre, bico esbranquiçado e anel ocular alaranjado.
FOTO: Rafael Boni
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)