A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) publicou, na edição de ontem do Diário Oficial do Estado, o edital do processo seletivo que ofertará 100 vagas no Programa de Intercâmbio para alunos da rede pública estadual. São bolsas de estudo para os países: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, África do Sul e Argentina.
Poderão participar do processo seletivo, exclusivamente, os estudantes de um dos seis Centros Estaduais de Idiomas (CEI), matriculados ou concluintes do ensino médio regular, na rede pública estadual de ensino, que tenham demonstrado excelência acadêmica e assiduidade no ano de 2014 e início de 2015.
O objetivo do intercâmbio é oportunizar aos estudantes a realização dos estudos em outro país vivenciando outra cultura, a fim de expandir sua visão de mundo e desenvolver a fluência na língua inglesa ou língua espanhola, aperfeiçoando as habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio da exposição direta à língua.
As 100 vagas de intercâmbio serão distribuídas da seguinte forma: 20 bolsas na modalidade High School para estudantes com idade entre 15 e 16 anos, 72 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Inglês para estudantes maiores de 17 anos matriculados no curso de inglês e 08 bolsas na modalidade Curso Intensivo de Espanhol para estudantes maiores de 16 anos matriculados no curso de espanhol.
Serão 21 vagas para o Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Serra, 21 vagas para o CEI de Vila Velha, 21 vagas para o CEI de Vitória, 21 vagas para o CEI de Cariacica, 09 vagas para o CEI de Cachoeiro de Itapemirim e 07 vagas para o CEI de Colatina. O número de vagas por modalidade está detalhado no edital.
Programa de Intercâmbio – O Programa de Intercâmbio é uma ação realizada, desde 2010, que tem como objetivo de possibilitar aos estudantes Centro Estadual de Idiomas (CEI), que possuem bons resultados no curso, a oportunidade de concorrer a vagas de estudo no exterior e aprimorar o idioma estudado. Desde o início, 173 estudantes já participaram do programa.
A maioria dos estudantes que participou do Programa de Intercâmbio já ingressou no ensino superior, outros estão trabalhando como professores e coordenadores de inglês em cursos particulares, atuam como intérpretes em feiras internacionais, em agências de intercâmbio, no aeroporto, entre outras atividades nas quais o inglês e ou espanhol foi imprescindível para ingresso.
FOTO: Thiago Guimarães / Secom - ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)