_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Obra na Avenida Leitão da Silva fica pronta até o final deste ano

04/03/2015


As obras de ampliação da Avenida Leitão da Silva serão concluídas até o final do ano. A informação foi dada na manhã de ontem, pelo secretário dos Transportes e Obras Públicas, Paulo Ruy Carnelli, durante a reunião com os empresários que têm comércio na via. Também participaram do encontro o vereador Serjão, técnicos do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER) e da Setop, e o secretário municipal de Projetos Especiais de Vitória, Sérgio Peterle.

Dois pontos foram destacados pelo secretário Paulo Ruy: a transferência da obra para o DER, visando fortalecer e melhorar a gestão dos serviços, e a garantia dos recursos para a sua continuidade. “Não há problemas de recursos, já que a obra da Avenida Leitão da Silva conta com financiamento do BNDES”, afirmou o secretário.

Os empresários presentes esclareceram dúvidas sobre o projeto e andamento da obra e reivindicaram mais agilidade. Para o representante da Eletromil, Glaicon Baptista, “a promessa de hoje, de concluir a obra esse ano, é uma vitória”.

As obras de ampliação da Avenida Leitão da Silva tiveram início em março de 2014 com previsão de conclusão em 18 meses, mas sofreu atraso pela sua complexidade e alterações no projeto, em função do sistema de macrodrenagem da Prefeitura de Vitória. “Houve ampliação de duas para três galerias, com o objetivo de resolver o problema de alagamento na região em períodos de chuva intensa”, explicou Paulo Ruy.

Projeto - Os quase três quilômetros de via serão reestruturados, com a criação de mais uma pista de rolamento, totalizando três faixas para cada sentido de tráfego, criação de ciclovia, reabilitação dos passeios, cobertura da galeria e melhoria na drenagem. A obra tem duas principais funções, sendo uma delas a de melhorar a mobilidade, dando maior fluidez no trânsito de uma das principais avenidas da Capital. A outra é a melhoria da macrodrenagem, possibilitando o escoamento mais rápido das águas das chuvas.

O projeto, que faz parte do Programa de Mobilidade Metropolitana (PMM), é considerado um marco por integrar uma obra pré-BRT, e visa uma melhoria significativa nesse eixo viário, buscando minimizar as retenções de fluxo, congestionamentos e, principalmente, proporcionar maior segurança aos pedestres, ciclistas e motoristas da região.

 

FOTO: Romero Mendonça / Secom-ES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)