Os empregados do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) participaram, na manhã da última sexta-feira (06), das comemorações dos 45 anos da autarquia. O evento foi realizado na sede do órgão, em Vitória, e contou com a presença do governador Paulo Hartung e dos diretores do órgão.
Inicialmente, a diretora Administrativa e Financeira, Samira Masruha Bortolini Kill, agradeceu a participação dos empregados e afirmou estar muito contente por retornar à autarquia. “Acredito que o Prodest tem potencial para voltar a fazer a diferença no serviço público estadual. Isso me motiva bastante”, destaca.
Em seguida, o presidente do Prodest, Renzo Colnago, disse que está muito satisfeito de perceber que a tecnologia da informação está sendo vista como um setor fundamental para a melhoria dos serviços públicos prestados à população.
“Conto com o apoio dos funcionários para termos uma relação sólida com os nossos clientes. Sem dúvida, estou aberto ao diálogo e bastante animado para implantar uma nova forma de gestão no Prodest”, enfatiza.
EFICIÊNCIA - “Precisamos modernizar a máquina do Governo do Estado e atualizar os processos produtivos que fazem uso da tecnologia. É necessário acompanhar o ritmo da expectativa e necessidade da sociedade em um formato que tenha dinamismo e capacidade de resposta. Se o Poder Público consegue melhorar a contra prestação de serviços na área da Segurança Pública, Saúde e Educação iremos levar uma luz de esperança para a sociedade e, principalmente, aqueles que mais necessitam da presença do Estado”, destaca o governador.
Paulo Hartung disse ainda que o Prodest será fundamental na confecção de alternativas tecnológicas e inteligentes de gestão que irão auxiliar o Poder executivo estadual no avanço da prestação de serviços à população. “Em tempos de novas tecnologias, precisamos que a Prodest trabalhe com muita criatividade e inovação para acompanhar essa nova maneira da sociedade viver. As novas tecnologias podem nos dotar de instrumentos e ferramentas para auxiliar na gestão e simplificação do serviço público. Não podemos ter um Governo parado no tempo enquanto a sociedade segue evoluindo”, ressalta.
O governador também aproveitou a comemoração para homenagear o funcionário Carlos Roberto Borges, que trabalha há 41 anos na autarquia. “Estou muito orgulhoso de poder contribuir para implantar serviços relevantes para a instituição. Espero que o Prodest cresça bastante nos próximos anos”, completa Carlos Roberto.
HISTÓRIA - Em 06 de fevereiro de 1970, foi criada a Empresa Estatal de Processamento de Dados (Sercop) para automatizar os serviços do Governo do Estado. Essa empresa passou a ser chamada de Prodest, em 1975, com a Lei Estadual nº 3.043/75.
Em janeiro de 2005, por meio da Lei complementar Nº 315/05, o órgão foi transformado em autarquia e passou a se chamar Instituto de Tecnologia, Informação e Comunicação do Espírito Santo (Prodest).
Consultoria em tecnologia da informação, desenvolvimento de sistemas e sites, gestão de infraestrutura de TI e gestão de segurança da informação estão entre as principais atividades do órgão.
Em outubro de 2010, o Prodest inaugurou o Data Center do Estado (central de dados governamentais), considerado uma referência nacional no setor público de TI.
FOTO: Thiago Guimarães / Secom
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)