Devido à forte estiagem que atinge o Espírito Santo e a possibilidade de incêndios florestais, o Governo do Estado determinou a suspensão da emissão de autorização de queima controlada pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf). A portaria de n°001, de 02 de fevereiro de 2015, foi publicada na última terça-feira (03) no Diário Oficial do Estado.
A medida é mais uma ação do Governo do Estado para enfrentar os efeitos da estiagem, e assim, evitar que queimadas possam atingir a vegetação tomando proporções maiores.
A suspensão da emissão de autorização para queima controlada acontecia no período de maio a outubro, disposto no decreto de nº 1.402-R, de 07 de dezembro de 2004, mas devido ao período de escassez de água que acontece no Estado, a suspensão da emissão do documento é por tempo indeterminado.
A única exceção é para procedimentos especiais de emissão de autorização para o emprego do fogo como método despalhador e facilitador do corte de cana-de-açúcar e em áreas com infestações de pragas e doenças em culturas agrícolas. Mesmo nessas situações, a queima só pode ocorrer com a devida autorização do Idaf.
As autorizações já emitidas e ainda em vigência serão automaticamente revogadas.
FOTO: Divulgação / Idaf
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)