A partir desta quarta-feira (04), policiais militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) realizarão blitz em parceria com agentes do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (IPEM-ES), com foco voltado para a segurança do transporte escolar.
As operações com atenção na segurança do transporte escolar começam junto com o ano letivo de 2015. Serão observadas a autorização para transporte escolar, habilitação dos condutores (categorias D ou E), estado geral de segurança do veículo, tacógrafo, cintos de segurança e até se os condutores ingeriram álcool antes de dirigir (utilização de etilômetro).
A participação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES) tem o objetivo de ampliar a segurança desse tipo de serviço, uma vez que é o órgão responsável pela fiscalização e cumprimento das regras de segurança e fabricação dos equipamentos registradores instantâneos inalteráveis de velocidade e tempo (tacógrafos), equipamento obrigatório nos veículos de transporte escolar, os quais têm extrema relevância nas apurações nos casos de acidente.
O comandante do BPTran, tenente coronel Marcelo Bermudes Rangel, ressalta que a prática de transporte escolar sem atender às exigências legais expõe a risco as crianças que se utilizam desse serviço. “O Batalhão de Trânsito está e estará atento a essa prática lesiva e perigosa que compromete a segurança das crianças capixabas”, salientou o comandante.
FOTO: Divulgação / Detran|ES
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)