As escolas da rede pública estadual terão ações focadas no consumo consciente da água. O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha, na tarde de ontem, durante uma coletiva de imprensa sobre a volta às aulas.
Para o início do ano letivo, foram escolhidas 50 escolas na região metropolitana, para começarem os trabalhos do Programa de Uso Racional da Água. O programa será implantado pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a Cesan, e estão previstas ações como: a adequação da infraestrutura, novos procedimentos na limpeza e alimentação, monitoramento do consumo de água por escola, além de incentivar as boas práticas sensibilizando alunos, professores, pais e a comunidade para o consumo consciente da água.
“O programa tem como objetivo conscientizar e formar cidadãos, a partir da escola, para o uso e a conservação dos recursos hídricos. Vamos trabalhar os conteúdos também nas disciplinas de forma a introduzir conceitos, mudar procedimentos e comportamentos dentro e fora das salas de aulas, abordando o tema água no currículo escolar”, destacou o secretário.
O secretário de Educação, Haroldo Rocha, também ressaltou que “é importante despertar a atenção dos servidores para os benefícios da melhoria da gestão da água, com ações educacionais e ações tecnológicas planejadas, nas escolas e outros espaços de uso comunitário, como pátios, cozinhas, refeitórios, corredores dos edifícios, quadras de esportes. Precisamos, ainda, fazer uso de equipamentos poupadores de água, reutilizar a água das chuvas, dentre outras ações”.
“Estamos construindo um programa para que seja criada a cultura do uso consciente da água. Vamos incentivar as boas práticas e ao mesmo tempo monitorar as ações que as escolas aderirem para economizar água, bem como premiar as boas práticas. Nossa meta é envolver toda a rede estadual até 2017”, ressaltou o secretário.
Outros projetos e ações para a melhoria na qualidade da educação na rede pública estadual também foram apresentados durante a coletiva de imprensa. Uma delas é a Avaliação Diagnóstica Trimestral do Ensino Médio, que será implantada nas três séries do Ensino Médio e adotará ações de qualificação de professores e reforço escolar para os alunos.
Haroldo Rocha também frisou que alguns projetos serão ampliados, como o “Coordenadores de Pais”, realizado em parceria com a Fundação Itaú Social e ES em Ação. O projeto, que atualmente atende 35 escolas, será ampliado para 84 instituições localizadas em áreas de grande vulnerabilidade social, onde são desenvolvidas ações de aproximação da escola com as famílias para assegurar o envolvimento e o compromisso destas com o processo de educação formal, visando ao sucesso do aluno. O principal objetivo do “Coordenadores de Pais” é reduzir a evasão, a indisciplina e a reprovação escolar.
O Bolsa Sedu também será ampliado. Com o objetivo de proporcionar o ingresso de alunos da escola pública em cursos de educação técnica profissional de nível médio em instituições privadas, o secretário anunciou mil novas vagas para os estudantes de todo o Estado que tenham concluído Ensino Médio regular ou Educação de Jovens e Adultos.
Para 2015, o Ensino Médio Integrado também ofertará 1.012 novas vagas para estudantes de todo o Estado. Nesse programa, o aluno tem a oportunidade de fazer o Ensino Médio e ao mesmo tempo adquirir a formação técnica necessária para a inserção no mundo de trabalho. Neste ano, os municípios de Marechal Floriano e Águia Branca foram contemplados com o programa.
Vale lembrar que as aulas, nas 506 escolas da rede estadual, terão início nesta terça-feira (03), para aproximadamente 300 mil alunos. Serão 202 dias letivos em 2015, com término no dia 22 de dezembro.
Escola Viva - Um novo modelo de escola também será implantado ainda este ano, a Escola Viva. Com turno único para alunos e professores, a Escola Viva contará com salas temáticas, muita tecnologia, refeições adequadas, projeto pedagógico consistente (jovens protagonistas), esporte, cultura e lazer, além de conhecimento e bom convívio. Os jovens serão estimulados a construírem o seu projeto de vida. A partir do segundo semestre, três escolas serão contempladas e a previsão é de que a cada ano mais escolas tenham adesão do modelo.
As bases da Escola Viva serão: gestão, pedagogia e monitoramento de resultados. Além de professores valorizados, bem treinados, seguros e apoiados por um bom patamar pedagógico. Para os jovens, será uma escola alto-astral, atrativa, que os ajude a construir um projeto de futuro e na qual as famílias possam acreditar e se orgulhar.
O projeto será realizado pela Sedu, com apoio do Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), uma entidade privada, sem fins lucrativos, que trabalha com o desenvolvimento de ações que promovam a qualidade do ensino e da aprendizagem na escola pública, e também do ES em Ação.
Jovens de Futuro - Outro projeto inovador que terá início neste ano será o “Jovens de Futuro”, realizado em parceria com o Instituto Unibanco. O projeto visa uma gestão eficiente, participativa e com foco nos resultados positivos de aprendizagem dos alunos e como esses resultados podem influenciar de maneira decisiva na qualidade da educação oferecida pelas escolas da rede pública estadual.
O Jovens de Futuro é uma ação que também tende a reduzir as reprovações e as faltas dos alunos, além de contar com capacitação de gestores e professores para melhorar o aprendizado e evitar a evasão escolar. Seus princípios orientam para um trabalho com foco nos resultados positivos de ensino e de aprendizagem.
A principal maneira que o Jovem de Futuro propõe para efetivar a gestão focada em resultados na escola é a construção de um Plano de Ação, que é um importante instrumento para a materialização do planejamento participativo na escola. É por meio dele que a comunidade escolar traça o que é preciso fazer, de acordo com o seu diagnóstico, para alcançar os resultados esperados.
FOTO: Nestor Müller / Secom - ES
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