_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Escola Aberta: atividades retomarão no dia 17 de janeiro

16/01/2015


Tecnologia, artes marciais, sustentabilidade e cultura são algumas das modalidades educacionais oferecidas aos finais de semana em 59 escolas da rede estadual para estudantes e comunidade, por meio da ação “Escola Aberta”, oferecida pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu). Em 2015, as atividades, que também fazem parte do Programa Mais Educação, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), serão retomadas no dia 17 de janeiro.

Serão realizadas oficinas de futsal, capoeira, balé clássico, informática, violão, reciclagem de lixo, ginástica, dança, teatro, coral, dentre outras. As oficinas visam atender a demanda das comunidades participantes. A ação, além de ampliar as oportunidades de acesso ao espaço de promoção à cidadania, utiliza a criatividade como1 principal ferramenta para integrar a população ao grupo escolar, como explica a técnica e coordenadora da “Escola Aberta”, Vânia de Lucena Marciano.

A “Escola Aberta” aposta em uma abordagem metodológica e em estratégias pedagógicas que privilegiem o conhecimento local, o informal, o saber popular e a cultura regional, de forma a colaborar para a construção de espaços de cidadania”, destacou.

Avaliação – Como ferramentas de monitoramento, os 11 supervisores que atuam nas Superintendências Regionais de Educação utilizam formulários específicos para auxiliar no diagnóstico e levantamento de dados referente ao desenvolvimento do programa. Desta forma, é possível realizar uma análise e planejamento das ações ao longo do ano, bem como manter os registros do quantitativo de participantes por oficinas e relatórios de visita às escolas.

“Assim, com percentuais positivos, surge a possibilidade de utilização dos espaços da escola como quadras esportivas, laboratórios e bibliotecas, o que contribui para que os educandos tenham a oportunidade de aprender alguma atividade que contribua para a melhoria do comportamento dos alunos na escola regular em vários aspectos: sociabilidade, respeito, interesse, disciplina e comportamento”, frisou a técnica e coordenadora da “Escola Aberta”, Lígia Lobo Azevedo.

As oficinas da “Escola Aberta”, no ano de 2014, tiveram início em julho e serão encerradas em julho de 2015. Para participar das atividades é simples: basta o interessado procurar o coordenador do programa na unidade de ensino, fazer a inscrição e aproveitar ao máximo a ação gratuita escolhida.

Escola Aberta – A intenção da ação é estreitar as relações entre escola e comunidade, contribuir com a consolidação de uma cultura de paz e promover a formação cidadã de todos os que estejam envolvidos na escola e em seu entorno.

A “Escola Aberta” realiza atividades educativas, culturais, esportivas, de lazer, de geração de renda e qualificação profissional, visando fortalecer a autoestima e a identidade cultural das diferentes comunidades.

A abertura das escolas aos finais de semana vai além da simples utilização do espaço físico. Essa medida permite a prática de ações pacíficas e duradouras e a conexão entre o universo pedagógico e o sociocultural, proporcionando uma real mudança comportamental da comunidade.

Mais Educação – O Programa Mais Educação é uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral, em parceria com o Governo do Estado.

Tem como objetivo ampliar o tempo de permanência do aluno na escola, criando novas oportunidades de aprendizagem, contribuindo para a melhoria do desempenho escolar e ampliação do universo de experiências socioculturais, esportivas e de iniciação científica.

Para tanto, prevê a articulação com políticas sociais para oferta de atividades pedagógicas e socioeducativas de convivência no turno ampliado escolar, onde são desenvolvidas atividades diversificadas, atrativas e ações pedagógicas sociointegradoras.

Serviço

Para conferir a lista de escolas beneficiadas, acesse: www.sedu.es.gov.br

 

FOTO: Divulgação / Sedu

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)