Investir em cultura é uma das prioridades do governo estadual e quando se trata do fomento da produção cultural do Espírito Santo são múltiplas as iniciativas para promover, incentivar e divulgar o trabalho realizado no Estado e feito por capixabas. Por isso, na última terça-feira (25), a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) realizou a abertura de mais uma exposição no Palácio Anchieta.
A mostra "Francisco Seibel: Um fotógrafo rural do Espírito Santo" reuniu, além dos filhos, netos e bisnetos do artista, o governador Renato Casagrande, o secretário de Cultura Maurício Silva e outras autoridades.
O governador Renato Casagrande afirmou que o Palácio Anchieta é um importante centro cultural e que recebe importantes obras para a difusão da cultura. "Aqui, podemos receber os grandes nomes da arte mundial e os nossos maiores artistas locais, bem como exposições como esta, de um cidadão que retratou um período da nossa história e que foi fundamental para solidificar a cultura pomerana no Espírito Santo".
Com a curadoria de Paulo de Barros, a exposição conta com um conjunto de fotografias que forma o maior acervo iconográfico em negativos de vidro do Estado. São 119 imagens em tamanhos variados, selecionadas entre quatro mil. Todas em preto e branco, impressas em papel de fibra de algodão profissional cotton 305 gramas.
Ertha Seibel, filha do fotógrafo, está encantada com a mostra. "Não imaginava que essa exposição seria tão grandiosa. Sinto muito orgulho e saudade do meu pai", disse, emocionada.
Cerca de 70 alunos da escola Maria Ortiz também visitaram a exposição. Lucas Silva, um dos alunos, aprovou a iniciativa. "Essa é a primeira vez que venho ao Palácio Anchieta. É muito legal sair da sala de aula e ter contato direto com a rica cultura do Estado".
O grupo de dança de Santa Maria de Jetibá abrilhantou o evento e empolgou o público.
Para o secretario de cultura, Mauricio Silva, o registro da cultura capixaba é importantíssimo. "A exposição tem o objetivo de sensibilizar atuais e futuros profissionais, de diferentes áreas, para a importância da conservação e criação de políticas de preservação do nosso patrimônio fotográfico, sobretudo diante das transformações tecnológicas do setor que nos assombram quase todos os dias".
A exposição "Francisco Seibel: Um fotógrafo rural do Espírito Santo" segue até o dia 4 de maio.
FOTO: Thiago Guimaães / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pelas Assessorias da Rede de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo).