Criado em 2013 pelo Comitê de Apoio às Políticas de Prevenção às Drogas (Comad) da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), o espaço virtual “De Cara pra Vida”, utilizado em ambiente escolar como uma das ferramentas educacionais de prevenção às drogas, alcançou em 2014 a marca de mais de 120 mil acessos. No portal, os professores e demais interessados têm acesso a diversos recursos tecnológicos que fornecem, de forma diferenciada, informações sobre o assunto.
O objetivo da iniciativa é oferecer instruções para dar continuidade à elaboração de diretrizes e orientações educacionais sobre prevenção das drogas nas escolas; fornecer materiais para acesso do professor, instrumentalizando-o para o trabalho em sala de aula; além de possibilitar que a sociedade em geral se engaje nessa ação como mais uma parceira das unidades de ensino.
“O projeto ainda é recente, mas pelo quantitativo de visitantes podemos perceber que a ideia está sendo bem aceita por todos. Nossa meta de aprimorar o site em 2014, deixando-o ainda mais atrativo, foi alcançada e agora o site está mais vivo e dinâmico. Fazemos sempre a atualização dos conteúdos, e os professores também podem colaborar com o envio de novos materiais referentes à temática das drogas”, destacou a responsável pelo site e técnica da Assessoria de Apoio Curricular e Educação Ambiental, Érica Rezende Perini.
No site, estão disponíveis diversos instrumentos educativos, tais como: vídeo aulas, áudios, campanhas publicitárias, fotografias, cartilhas, livros, artigos, entrevistas e outros mecanismos. Todos com a finalidade de orientar e mostrar os conteúdos de forma clara aos usuários.
“O site é um ótimo instrumento de informação para que os professores possam compreender melhor sobre as drogas e conhecer meios de abordar o assunto de forma não moralista, mas sim instrutiva. A temática não pode ser banalizada ou ser compreendida de forma equivocada pelos estudantes”, destacou Érica.
Segundo ela, essa metodologia é mais uma forma de promover a troca de experiências. “A teoria engrandece o conhecimento dos professores, que é compartilhado entre os próprios profissionais e posteriormente repassado para os alunos em sala de aula, tudo de acordo com a realidade cotidiana de cada unidade de ensino”, frisou.
Outro benefício do site é manter os usuários informados sobre os eventos e formações contínuas, relativas à temática, realizadas no Espírito Santo, bem como em outras regiões do Brasil. Nele, também são encontradas entidades, nas quais pessoas que são dependentes químicos podem conseguir tratamento e ajuda de especialistas.
O site “De Cara Pra Vida” pode ser acessado por qualquer cidadão e é muito fácil: basta acessar o endereço (http://decarapravida.com.br/site/). Para os professores que desejarem fazer o cadastro, basta entrar no campo “Registre-se”, na guia “Usuários Registrados” e informar os dados. Para aqueles que quiserem enviar sugestões, dúvidas ou projetos, podem fazê-lo por meio do email: (contato@decarapravida.com.br). Mais informações: (27) 3636-7656.
Concurso - Além da atualização, que deixou o site mais dinâmico, atrativo e com fácil acesso, neste ano de 2014, o Comitê de Apoio às Políticas de Prevenção às Drogas (Comad), promoveu o concurso “De Cara pra Vida”, que teve como objetivo estimular um debate nas escolas, com relação às drogas.
A iniciativa recebeu 89 inscrições, sendo 32 banners (logos), 45 slogans (frases) e 12 vídeos. Para concorrerem, os estudantes tiveram que elaborar os trabalhos sobre a temática “Viver: o melhor presente”, com a orientação de um professor. O concurso foi destinado a todos os alunos regularmente matriculados no ensino médio ou na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública estadual. A cerimônia de premiação foi realizada no dia 22 de outubro.
Vencedores do Concurso “De Cara Pra Vida – Viver, o melhor presente”
Categoria Banner
1º Lugar
:: Aluna: Tatiane Effgen Monjardim
:: Professor: Denilson Aparecido Garcia
- Escola/Município: EEEFM Gisela Salloker Fayet – Domingos Martins
- SRE: Afonso Cláudio
2º Lugar
:: Aluno: Filipe da Silva Barbosa
:: Professora: Rosilângela Dell Armelina
- Escola/Município: EEEFM Bartovino Costa – Linhares
- SRE: Linhares
3º Lugar
:: Aluno: Baltazar Ernesto de Freitas Neto
:: Professora: Maria Aparecida Bonde dos Santos
- Escola/Município: EEEFM Aristides Freire – Colatina
- SRE: Colatina
Categoria Slogan
1º Lugar
:: Aluna: Gabriella Victória de Assis
:: Professora: Evandra Rodrigues de Oliveira
- Escola/Município: EEEFM Dylio Penedo – Aracruz
- SRE: Linhares
2º Lugar
:: Aluna: Paloma Braga Rosa
:: Professora: Maria de Fátima Ferreira de Oliveira
- Escola/Município: EEEFM Horácio Plínio – Bom Jesus do Norte
- SRE: Guaçuí
3º Lugar
:: Aluna: Thainá Favalessa Fracalossi Alvarenga
:: Professor: Levanildo Silva de Oliveira
- Escola/Município: EEEFM Professor Aparício Alvarenga – Aracruz
- SRE: Linhares
Categoria Vídeo
1º Lugar
:: Alunos: Gean Oliveira Sartório; Mateus da Silva Brandão; Antonio Lugon Mulin Neto
:: Professor: Thiago Gonçalves Couto
- Escola/Município: EEEFM Presidente Luebke – Vargem Alta
- SRE: Cachoeiro de Itapemirim
2º Lugar
:: Alunos: Winston Marcos da Silva Calcabrin; Paloma Siqueira Pereira; Pamela
Soares Cypriano
:: Professora: Raquel da Silva Filipe
- Escola/Município: EEEFM Cândido Portinari – Sooretama
- SRE: Linhares
3º Lugar
:: Alunos: Leônidas Caetano Júnior; Luz Régia Florinda Dias; Edimila Silva do Nascimento
:: Professora: Iris Maria Negrini Ferreira
- Escola/Município: EEEFM Professora Maura Abaurre – Vila Velha
- SRE: Vila Velha
FOTO: Divulgação
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)