O ambulatório do Hospital Estadual Infantil e Maternidade de Vila Velha (Himaba) foi reformado e ampliado, e, desde a última terça-feira (22), as crianças que utilizam o serviço podem ser atendidas em um espaço climatizado, com mais consultórios e um número maior de médicos.
De acordo com a diretora-geral do hospital, Kátia Ieda Cossetti, o novo ambulatório conta com um total de 12 consultórios, o dobro do que havia anteriormente. A equipe médica também aumentou, passando de 34 para 43 profissionais. Ainda de acordo com a diretora, os novos especialistas contratados foram aprovados no último concurso público realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O ambulatório do Himaba oferece consultas em 14 especialidades, entre elas otorrinolaringologia, neurologia e reumatologia, que até então contavam com um profissional e passam a disponibilizar três, e cirurgia vascular, que passa a integrar a lista de serviços ambulatoriais do hospital também com três profissionais.
O secretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino, ressalta que o Himaba é referência em assistência materno-infantil e tem uma grande demanda de atendimento, o que faz dessa obra de reforma e ampliação do ambulatório uma medida necessária para melhorar a prestação do serviço à população. “Em saúde, as necessidades da população mudam rapidamente e os serviços precisam se readaptar para dar conta de atender as pessoas com rapidez e qualidade”, disse.
Segundo a diretora-geral do Himaba, o ambulatório atende casos de média e alta complexidade de crianças nascidas ou não na Maternidade do hospital. Até então, o serviço oferecia aproximadamente dois mil atendimentos por mês. Com as melhorias, Kátia afirma que o número de consultas aumentará cerca de 50% de imediato e poderá chegar a 100% ao longo do próximo ano.
“Estamos humanizando o serviço ao oferecer mais conforto aos usuários com salas mais amplas e mais bem equipadas, climatização em todas as dependências do ambulatório e ao aumentar o número de consultas e de profissionais, o que reduz o tempo de espera dos pacientes”, finaliza a diretora.
Especialidades disponíveis no Himaba
:: Angiologista (01)
:: Cirurgiões Pediátricos (05)
:: Cirurgiões Plásticos (03)
:: Dermatologistas (04)
:: Endocrinologistas (02)
:: Gastro Pediatra (01)
:: Neurologistas (05)
:: Nutrólogo (01)
:: Odontólogos (03)
:: Ortopedistas (09)
:: Otorrinos (03)
:: Pediatras (02)
:: Pneumologistas (02)
:: Reumatologistas (02)
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)