_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Serviço de atendimento do Ciodes funcionará nos feriados de Natal e Réveillon

23/12/2014


O Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes) realiza atendimento de emergência 24 horas, nos telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Corpo de Bombeiros) e 197 (Polícia Civil), e durante os feriados de Natal e Réveillon a rotina de atendimentos será a mesma. Policiais Militares, Bombeiros, agentes da Guarda Municipal de Vitória, Polícia Civil e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuam como operadores do órgão e garantem atendimento policial e de socorro à população do Estado.

Segundo o diretor do Ciodes, tenente-coronel Reinaldo Brezinsk, as ocorrências durante os feriados de fim de ano podem aumentar devido à grande quantidade de turistas que o Estado recebe. Por isso, ele ressalta a importância do atendimento durante esse período.

“É preciso que as pessoas se conscientizem do objetivo do serviço. Para que o sistema não fique sobrecarregado, as ligações devem ser feitas apenas em casos de necessidade. O Ciodes é um serviço de urgência para salvar vidas e se for acionado de maneira indevida pode implicar diretamente no socorro a outras pessoas ou até mesmo do próprio indivíduo que ligou”, explica Brezinsk.

SAIBA MAIS

>> Quando ligar para o Ciodes-190:

- Em casos de crimes em andamento;
- Quando for vítima e/ou saiba de crimes que acabaram de acontecer;
- Em situações suspeitas que possam gerar crime;
- Ocorrências de incêndio;
- Socorro a vítimas de acidentes.

>> O que deve ser evitado ao acionar o serviço:

- Não ligue para o 190 pedindo números de telefones. Para tanto, utilize o auxílio à lista telefônica;
- Não ligue para conversar com os atendentes do call center. O operador não pode perder tempo e correr o risco de deixar de atender uma ocorrência grave;
- Evite ligar para o serviço de emergência e desligar só para ocupar as linhas.

 

FOTO: Assessoria de Comunicação / Sesp

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)