Crianças de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Jones José do Nascimento, localizada no município da Serra, receberam na última terça (16) 272 presentes por meio da campanha “Papai Noel dos Correios no Espírito Santo”, uma ação da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) em parceria com os Correios do Estado. A entrega de brinquedos, roupas, material escolar, dentre outros presentes, foi realizada no pátio da unidade de ensino e contou com a participação de pais dos estudantes.
Maria Aparecida Ferreira dos Santos foi uma das alunas contempladas com a ação ao ganhar um vestido e uma sandália. “Sempre gostei de usar vestidos e sandálias e, por isso, pedi esses presentes para o Papai Noel. Ainda bem que ele atendeu o meu pedido, tornando o meu natal ainda mais feliz”, comemorou.
Já o pequeno Francismar Fernandes recebeu um carro de brinquedo. No pedido a Papai Noel, o menino também solicitou uma bola de futebol e uma chuteira. “Ainda não acredito que ganhei o meu presente. Agora vou poder aproveitar bastante as minhas férias junto com os meus amigos, que também gostam de brincar com carros”, destacou.
A mãe do estudante, Glauciene Alves, revela a importância que a ação tem para a comunidade local. “Além de presentear os estudantes, a iniciativa também é capaz de tornar a escola um ambiente ainda mais familiar, incentivando a permanência das crianças e o desejo de participação nas atividades”, frisou.
A abertura da cerimônia para a entrega dos presentes foi realizada com apresentação de coreografias natalinas feitas pelos estudantes da unidade de ensino e cantata protagonizada por professores.
“A chegada dos brinquedos faz parte da fantasia da infância. Mas é válido oferecer isso a eles em um contexto, mostrando a importância do respeito, amor, amizade, entre outros valores humanos”, salientou o diretor Renilton Oliveira Santos.
Campanha - A campanha “Papai Noel dos Correios no Espírito Santo” é direcionada para alunos das séries iniciais do ensino fundamental, estimulados a escreverem uma redação, ou seja, uma carta ao bom velhinho. Cada estudante pode descrever ou ilustrar até três objetos que deseja ganhar. Além disso, as crianças aprendem também a endereçar corretamente os envelopes, usar o CEP e o selo.
Depois de cadastradas, as cartinhas dos estudantes ficam disponíveis nas agências de todo o Estado, a espera de padrinhos que queiram adotá-las. Cada pessoa pode adotar quantas cartas desejar, desde que haja o real compromisso de retornar os presentes.
“As crianças aprendem desde cedo a escreverem e usar os itens necessários para fazerem o envio das cartas. O trabalho, iniciado em setembro, envolveu as competências curriculares de Matemática, Artes, Língua Portuguesa, História e Geografia”, destacou a pedagoga Margareth Marta Azevedo.
Além da sociedade geral, a ideia é que empresas públicas ou privadas também se sensibilizem com a causa. Doações por pessoas jurídicas e corporativas são permitidas e fundamentais para tornar a essência do Natal ainda mais viva entre as crianças.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sedu
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)