_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Governo lança plataforma digital para alunos do ensino médio

15/12/2014


A Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), lançou na última terça-feira (09) a plataforma digital “Nosso Trânsito”, programa interativo de educação para o trânsito nas escolas públicas de ensino médio. A previsão é que 80 mil estudantes de 287 unidades sejam beneficiados com a ação, que recebeu um investimento de R$ 3 milhões do Governo do Estado.

A finalidade do programa, lançado no auditório da Escola Estadual Professor Fernando Duarte Rabelo, em Vitória, é desenvolver conhecimentos e fomentar atitudes positivas de alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio relacionadas ao trânsito, de maneira a torná-los ainda mais conscientes sobre os direitos e deveres a serem cumpridos por motoristas, pedestres e ciclistas.

O secretário da Educação, Klinger Barbosa Alves, destacou a importância que a iniciativa tem para a formação estudantil e social dos beneficiados. “Procuramos proporcionar ao aluno da rede estadual uma formação estudantil que vai além das competências curriculares convencionais. Tratar o trânsito em ambiente escolar é o início de um trabalho que visa alertar ainda mais os estudantes sobre os riscos e consequências de uma direção perigosa”, enfatizou.

Em 2013, mais de 50 mil pessoas morreram em decorrência dos acidentes de trânsito, sendo duas por dia somente no Espírito Santo. De acordo com o diretor geral do Detran, Carlos Lopes, o programa é uma boa ferramenta que, futuramente, ajudará a reduzir essa estatística negativa.

“Formar adolescentes em adultos mais responsáveis nas pistas é importante, pois, por meio dessa conscientização, o índice de acidentes terá mais chances de ser reduzido. E o aprendizado não ficará somente restrito aos estudantes, pois também poderão compartilhar os conhecimentos adquiridos com os seus familiares, amigos, e demais pessoas que pertencem à realidade do ciclo social onde estão inseridos”, salientou.

A abertura da solenidade foi promovida pela apresentação do coral feita por 29 estudantes da Escola Estadual Irmã Maria Horta, situada em Vitória. A professora Aline de Paula coordenou a apresentação que encantou professores, alunos, funcionários da área de trânsito e demais participantes presentes.

Mais sobre o site - O site, desenvolvido pelo Instituto Futura, é composto por vídeos, fotos, curiosidades, relatos de experiências, e demais atividades. Além disso, os estudantes têm a oportunidade de visualizar e debater 12 conteúdos diferenciados referentes à mobilidade, sustentabilidade, transporte e outros. Posteriormente, os conhecimentos adquiridos também poderão ser compartilhados por meio de redes sociais.

“Em minha opinião, aprender de maneira divertida é o grande diferencial dessa ação, que trata de um assunto cada vez mais presente na sociedade. Diariamente vejo na televisão as fatalidades causadas no trânsito e isso mostra que devemos ter consciência e respeito pelo outro, independente de ser motorista ou pedestre”, frisou Arthur Monteiro Araújo, estudante da Escola Estadual Professor Fernando Duarte Rabelo.

Cada ação realizada pelos usuários irá representar acúmulos de pontos, que serão usados na segunda fase do programa: o jogo prático. Nessa fase, os estudantes terão a oportunidade de montarem a própria cidade, ao comprarem carros, ônibus, placas de sinalização, semáforos, dentre outros componentes. Os alunos irão controlar tudo o que comprarem com os pontos ganhos na primeira fase.

Para usarem o programa, os estudantes deverão preencher um pequeno formulário com informações pessoais solicitadas. O endereço eletrônico para acesso é (www.nossotransito.detran.es.gov.br).

Formação para professores- Em 2015, os professores também irão participar de uma formação para se apropriarem de conhecimentos direcionados ao manuseio do site e a aplicação de atividades em sala de aula com a temática. A formação será composta por atividades presenciais e semipresenciais por meio da plataforma digital “Nosso Trânsito”. Entre os meses de agosto e setembro deste ano, professores de Colatina, Cachoeiro de Itapemirim e Grande Vitória participaram de uma formação sobre o trânsito, com atividades relacionadas a encontros, oficinas e debates.

Referência - O programa “Nosso Trânsito” é orientado pelo antropólogo Roberto DaMatta, autor do livro “Fé em Deus e Pé na Tábua – Ou Como e Por que o Trânsito Enlouquece no Brasil”. A obra nasceu de pesquisas encomendadas pelo Governo do Espírito Santo, com o objetivo de melhorar o trânsito em todo o Estado.

 

FOTO: Divulgação

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)