_imprensaoficial

logo_gov_sergipe
O que você procura?
Sites do governo

Agricultores do Caparaó recebem mudas de eucalipto

09/12/2014


Com o objetivo de promover o desenvolvimento da silvicultura no Estado e proporcionar mais uma fonte de renda para o agricultor familiar, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) realizou, na última quinta-feira (04), a entrega de 120 mil mudas de eucalipto clonal para os municípios de Iúna, Irupi, Ibitirama e Alegre destinadas aos agricultores. As mudas são provenientes de um convênio entre a Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) e a Fibria.

Os produtos madeireiros gerados podem ser utilizados na propriedade. “O agricultor pode seguir recomendações de manejo florestal, tendo ciclos de corte da árvore com 6 ou 7 anos cortando-se 60% das plantas para obter produtos para lenha, moirões e escoras para construção. Com 12 anos, pode-se realizar o corte de outros 20% das plantas para serem utilizadas para produtos como caixaria, postes e construções. Entre os 15 e 21 anos pode-se realizar o corte final para serraria de modo geral”, afirmou o engenheiro florestal e extensionista do Incaper Gabriel Graciliano Guzzo Rosa.

Gabriel ainda ressaltou a importância da distribuição para a preservação da mata atlântica. “Essa iniciativa diminui a pressão sobre remanescentes florestais da mata atlântica, já que o produtor tem a opção de utilizar madeira de floresta plantada sem a necessidade de recorrer a produtos madeireiros dos fragmentos florestais”, disse.

A distribuição das mudas contou com o apoio dos Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural do Incaper de Iúna, Irupi e Ibitirama. A entrega das mudas aos produtores de Iúna contou com apoio da Secretaria de Agricultura e Agronegócio de Iúna e também da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Território do Caparaó (Coofaci).

 

FOTO: Reprodução / APEES

(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)