Foi realizada, na última terça-feira (02), a cerimônia de formatura de 197 alunos do Projeto Bombeiros do Futuro. O evento aconteceu no pátio do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros em Vitória e contou com a presença do secretário de Segurança Pública, André Garcia, comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Edmilton Ribeiro Aguiar Junior, professores, representantes da Secretária de Estado de Educação e familiares dos formandos.
O coronel Edmilton falou sobre a importância do projeto na formação e educação de crianças. “As crianças são nosso presente e futuro. O Projeto ensina lições de cidadania, orientações sobre valorização da vida, bem como a prevenir e combater incidentes domésticos. Tudo isso é importantíssimo porque o que elas aprendem com os Bombeiros pode ser praticado em casa e os pais são cobrados a terem a mesma atitude”, disse o comandante.
O secretário de Segurança Pública, André Garcia, ressaltou a importância do projeto para a reflexão de valores importantes para se viver em sociedade. “É fundamental a participação da família na formação social dos seus filhos e projetos como o Bombeiros do Futuro têm esse propósito”, disse Garcia, que também participou de um projeto similar quando criança, em que foi Policial Militar Mirim.
Demonstração - Durante a formatura, os alunos formandos fizeram uma breve demonstração de incidentes domésticos envolvendo fogo e mostraram um pouco do aprendizado desenvolvido no projeto para evitar e combater incêndios.
O acidentes domésticos são os principais riscos contra a vida e a segurança de crianças e adolescentes, especialmente os relacionados a panelas aquecidas no fogo, incidente responsável por boa parte das ocorrências de incêndio atendidas pelo Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES).
O Projeto - O Projeto Bombeiros do Futuro teve início em 2007, no município da Serra, por meio de uma parceria entre a Secretária Nacional de Segurança Pública e o Governo do Espírito Santo, por intermédio da Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social e o Corpo de Bombeiros Militar.
Em 2008, o projeto foi estendido ao município de Marechal Floriano, onde foram atendidos adolescentes entre 11 e 16 anos.
E em 2009, o projeto foi aplicado pela primeira vez em Vitória. Na ocasião foram atendidos mais de 180 estudantes de 10 a 14 anos da rede pública de ensino, dentre os quais destacamos cerca de 60 alunos da região da Grande São Pedro, bairro com o número considerável de crianças e adolescentes em situação de risco social.
Em 2010 o projeto se estendeu a outras regiões do município alcançando 220 adolescentes. Nos anos de 2011 e 2012 foram atendidos 140 adolescentes. E em 2013 foram instruídos 210.
Neste ano, o projeto Bombeiros do Futuro entrega à comunidade capixaba 197 adolescentes treinados nas práticas de primeiros socorros, noções básicas de prevenção e combate a incêndios e a acidentes domésticos, princípio de defesa civil, ordem unida, orientações sobre ética, civismo e valorização da vida que promovem o desenvolvimento de condutas pautadas na hierarquia e disciplina, pilares da postura do Bombeiro Militar.
Ao longo desses anos, cerca de 1.090 adolescentes foram alcançados pelo projeto, com potencial para modificarem positivamente suas vidas e a de seus familiares na construção de uma comunidade mais engajada e responsável com o futuro do Espírito Santo.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Cbmes
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)