A população capixaba acaba de receber uma importante ferramenta para o combate ao preconceito e à violação de direitos: a Rede Capixaba de Direitos Humanos. A ação, pioneira no Brasil, é uma parceria entre o Governo do Espírito Santo e a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O evento, realizado na manhã de ontem, aconteceu no campus de Goiabeiras da Ufes. O Governo do Espírito Santo está participando da ação por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (Seadh).
Disponível no endereço www.rcdh.ufes.br, a Rede é uma ferramenta multifuncional que permite ao cidadão adquirir conhecimento sobre seus direitos bem como fazer contatos virtuais com órgãos públicos, como Ministério Público e Defensoria Pública, atuantes na defesa da garantia dos direitos daqueles que constantemente são vítimas da discriminação.
Para o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Helder Salomão, a Rede é um instrumento ousado que muito tem a contribuir com a sociedade. "Em parceria com a universidade, o lançamento de uma ferramenta moderna, rica em informações e com tamanha importância nos faz avançar significativamente rumo à instrução da população sobre seus direitos e sobre como reivindicá-los", declarou o secretário.
Ao acessar a Rede, o internauta encontrará informações sobre os Conselhos de Direitos e Políticas Públicas existentes nas três esferas de Governo – Federal, Estadual e Municipal – além de endereços, contatos, legislações, estatutos e demais documentos que podem ser usados em sala de aula como material pedagógico.
O Termo de Cooperação Técnica entre a Seadh e a Ufes para criação do endereço virtual da Rede Capixaba de Direitos Humanos foi assinado em 2013, sendo o primeiro passo para esta ação do Programa Estadual de Direitos Humanos, implementado pelo Governo do Espírito Santo.
O presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Gilmar Ferreira, declarou que a manhã começou emocionante. "É com muita emoção que inicio meu dia em um evento tão importante para a sociedade, principalmente para aqueles cidadãos que convivem diariamente com o tormento do preconceito. Estou muito feliz em participar desta grande conquista na área dos Direitos Humanos", declarou Gilmar.
FOTO: Romero Mendonça / Secom-ES
(Os textos publicados são produzidos pelas Assessorias da Rede de Comunicação do Governo do Estado do Espírito Santo).