A campanha de imunização contra sarampo e poliomielite, que terminaria no dia 28 de novembro, foi prorrogada até o dia 12 de dezembro. Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Danielle Grillo, a medida é nacional e visa alcançar uma maior cobertura vacinal das crianças, tendo em vista que os resultados da mobilização até o momento são insatisfatórios na maioria dos municípios brasileiros.
Apesar da ampla divulgação sobre a campanha, o Espírito Santo também não atingiu a meta de vacinar 95% do público-alvo. Ainda assim, permanece acima da média nacional na imunização contra as duas doenças.
Até o momento, 175.798 pequeninos receberam as gotinhas contra poliomielite em todos os municípios capixabas, o que representa 77,21% da meta estadual, enquanto a média nacional está em 69,75%. Quanto ao sarampo, 153.071 crianças foram imunizadas, ou seja, 76,06% da meta estadual, enquanto a média dos demais estados do país está em 62,37%.
De acordo com Danielle, 29 municípios capixabas alcançaram a cobertura vacinal contra poliomielite e 23 contra o sarampo. Nessas localidades, porém, ainda há vacinas disponíveis.
A coordenadora do Programa Estadual de Imunização ressalta que não haverá outro Dia D, portanto, os pais e responsáveis pelas crianças devem se organizar para ir à unidade de saúde durante a semana, garantindo assim a vacinação de seus pequenos.
FOTO: Assessoria de Comunicação / Sesa
(Os textos publicados são produzidos pela Rede de Comunicação do Governo do Espírito Santo)